Bastidores

Importante pasta do governo de Caiado, Economia segue sem nome definido pelo governador

Conhecida pela sua atuação "linha dura", Cristiane foi uma das responsáveis por passos importantes da atual administração

Cristiane Schmidt deixa secretaria de Economia de Goiás após mais de quatro anos
Secretária de Economia, Schmidt é cotada para ministério de Lula (Foto: divulgação/Governo de Goiás)

Uma das secretarias mais importantes do governo estadual – a Secretaria de Economia – ainda não tem um nome escolhido por Ronaldo Caiado (UB) para substituir a economista Cristiane Schmidt, que esteve à frente da pasta durante todo o primeiro mandato. Conhecida pela sua atuação “linha dura”, Cristiane foi uma das responsáveis por passos importantes da atual administração, como a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. Mas a proximidade de Schmidt com o governo do presidente Jair Bolsonaro, principalmente com o ministro Paulo Guedes, a desabona para continuar na articulação da Economia em Goiás durante o mandato de Lula. O secretário-adjunto da pasta, Francisco Sérvulo Freire, é ventilado por auxiliares do governo como o provável substituto de Schmidt. Mas a coluna apurou que ele não tem boa aceitação dentro da secretaria e sua nomeação enfrentaria resistência dos servidores efetivos da pasta. A escolha do próximo gestor da Economia é um dos gargalos da reforma administrativa de Caiado, que deve ser anunciada ainda neste mês.

A volta dos que não foram

Até agora estão cotadíssimos para a próxima administração caiadista os atuais secretários Adriano Rocha Lima, Pedro Sales e Fátima Gavioli. Na Secom, o jornalista Gean Carvalho, que esteve no comando da pasta no início deste ano, deve retornar ao posto.

Mais forte

Já é consenso entre os deputados estaduais da base que o próximo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/2024 será o deputado Bruno Peixoto (UB). A certeza da eleição do parlamentar já é forte também nos corredores palacianos. O argumento dos auxiliares do governador é que Bruno ganhou força durante o processo da votação da “taxa do agro”.

Atrás do prejuízo

Correndo o risco de perder o comando do PSD para Vanderlan Cardoso, Vilmar Rocha embarcou para São Paulo, na semana passada, para reuniões com a cúpula nacional do partido.

Última do ano

O prefeito Rogério Cruz deve ir à Câmara Municipal na próxima segunda-feira (12), às 8 horas, para prestar contas de sua gestão referentes ao segundo quadrimestre de 2022.