ELEIÇÕES 2022

Tendência no QG de Mendanha é que a escolha para a vaga ao Senado seja João Campos

Mesmo com impasses internos, o Republicanos deve compor a chapa de Gustavo Mendanha (Patriota) nas…

Republicanos estará com Mendanha, mas filiados podem caminhar com quem quiser
João Campos e Gustavo Mendanha (Foto: Divulgação)

Mesmo com impasses internos, o Republicanos deve compor a chapa de Gustavo Mendanha (Patriota) nas eleições de outubro. A coluna conversou com aliados do pré-candidato que confirmam que o nome do deputado federal João Campos e presidente da sigla em Goiás já está “quase certo” como o candidato ao Senado do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. A escolha pode abalar as candidaturas de outros filiados do partido como a do deputado estadual Jeferson Rodrigues que faz parte da base do governador Ronaldo Caiado (UB) na Assembleia Legislativa de Goiás e é pré-candidato a deputado federal. Com Campos na vaga do Senado da oposição, de acordo com as regras eleitorais, nenhum candidato do partido poderá aparecer nos programas eleitorais de rádio e TV do governador, mas não há impedimentos para materiais gráficos. A mesma premissa de apoio a Mendanha não será adotada pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que já declarou apoio abertamente ao governador e não vai mudar sua postura. Para Rogério, o trabalho em parceira com Caiado é mais vantajoso para a sua administração.

Maioria

Na última sexta-feira, Gustavo recebeu o apoio de 10 vereadores de Senador Canedo. Entre eles o do presidente da Câmara Municipal da cidade, Carpegiane Silvestre.

Seguidor

Carpegiane era filiado ao União Brasil, partido de Caiado, mas migrou para o Patriota para trabalhar pelo pré-candidato da oposição.

Chances

Cresceu nos últimos dias, desde a desistência do ex-governador José Eliton (PSB) em ser candidato ao governo estadual, os burburinhos no meio político que o ex-governador Marconi Perillo pode tentar novamente uma candidatura ao Palácio das Esmeraldas.

Abraço

A leitura da oposição a Caiado é que Marconi abraça uma ala dos votos da centro-esquerda do Estado que rompeu com Mendanha desde a sua declaração de apoio ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Em negação

Na última conversa do senador Vanderlan Cardoso (PSD) com a coluna, ele garantiu que não há possibilidades de ser candidato nessas eleições. Mas, dias depois, tirou licença de 45 dias do seu mandato no Senado. Questionado se sua mulher, Izaura Cardoso, pode abraçar uma candidatura a vice na chapa do pré-candidato bolsonarista Major Vitor Hugo (PL), Vanderlan negou veementemente.

Figurinha

Bolsonaro vem a Goiás novamente nesta terça-feira, 31. Desta vez vai à Jataí para a comemoração do aniversário da cidade. Seus pré-candidatos no Estado, Major Vitor Hugo e o ex-senador Wilder Morais, vão acompanhá-los.