Coluna do Pablo Kossa

Carnaval dos Amigos merece crédito histórico pelo pioneirismo

Carnaval dos Amigos enfrenta concorrência de outros blocos mas é preciso destacar o caráter pioneiro da festa pra cidade

Carnaval dos Amigos (Reprodução)
Carnaval dos Amigos (Reprodução)

Carnaval dos Amigos, Liga dos Blocos, bloquinho de bares, de grupos, de bairro… A movimentação carnavalesca promete começar nervosa neste final de semana em Goiânia. O que acho ótimo. É muito bom morar em um país em que as pessoas ocupam as ruas para curtir música, dançar e celebrar ao longo de fevereiro.

Neste sábado, a Avenida Mutirão deve lotar de goianienses procurando folia e diversão. E se isso acontece no final de semana que antecede o carnaval em Goiânia, todo mérito é do Carnaval dos Amigos. Os caras são pioneiros nessa farra e é mais que justo esse reconhecimento.

Existia uma lenda que todo mundo de Goiânia viajava durante o feriadão. Para não perder o público que pega a estrada, há 23 anos o Carnaval dos Amigos marcou a festa para o sábado anterior à data súdita do Rei Momo. Deu muito certo.

Quando tudo era mato, eles desbravaram a braquiária no peito.

Embora o discurso oficial seja de união entre o Carnaval dos Amigos e a Liga dos Blocos, não acho que a coisa seja bem por aí. Vários (todos?) que integram o segundo já fizeram parte do primeiro. Por que não continuaram coligados? Algum desentendimento aconteceu, por óbvio. Tudo certo. Numa festa democrática como o carnaval há espaço para todo mundo promover sua festa.

Agora, para ser justo, se Goiânia vive toda essa excitação pela festança do sábado, o mérito histórico é todo do Carnaval dos Amigos. Pegar estrada asfaltada sempre é mais fácil do que abrir a picada no facão. Um brinde àqueles que tiveram a ousadia histórica de meter as caras e fazer algo que ninguém botava fé.

Tim-tim!

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação