Coluna do Pablo Kossa

Enem dos Concursos é uma grande sacada

Enem dos Concursos abre inscrições hoje e pode representar o início de um novo e melhor serviço público prestado no Brasil

Número de inscrições para o Enem 2022 é 11,6% maior do que no ano passado (Foto: Agência Brasil)
Enem dos Concursos pode mudar a cara do serviço público no Brasil (Foto: Agência Brasil)

Enem dos Concursos tem chance de representar uma grande mudança no serviço público brasileiro. O Concurso Público Nacional Unificado, que ganhou o justo apelido que o relaciona ao exame de estudantes do Ensino Médio para universidades, abriu hoje as inscrições. São 6,6 mil vagas ofertadas e é uma grande inovação para escolha de quem vai compor o serviço público no Governo Federal.

Pulverizar a seleção por mais de duas centenas de municípios ao mesmo tempo em que centraliza vários órgãos da administração federal numa única prova melhora muito pra quem vai prestar e também tem potencial de aprimorar o que é ofertado à comunidade.

O Enem se provou ao longo dos anos uma excelente mudança. Só quem viveu aquela loucura do vestibular em que cada universidade tocava seu processo seletivo de forma independente sabe o quanto melhorou. Agora, pela nota no Enem, o estudante tem uma ideia se será possível ou não brigar pelo curso desejado na instituição almejada. Caso não dê, ele pode pensar em alternativas. Não é o tudo ou nada da época do vestibular.

O concurso unificado pode distribuir melhor os selecionados em todo território nacional e também aprovar pessoas que talvez permanecerão por mais tempo nas vagas ofertadas. Um dos problemas da metodologia anterior de seleção era a grande volatilidade dos recém-ingressos. O tal do concurseiro procura sempre ficar mais perto de seu local de origem. Como presta em vários órgãos, abandona a vaga para trocar de cidade ou melhorar de salário. O que é totalmente compreensível. Mas representa uma piora no serviço prestado pois o cargo volta a ficar ocioso.

Falo isso com lugar de fala. Sou servidor público federal concursado desde 2004. Conheço os dois lados da moeda. Sei o inferno que era prestar um monte de concursos, em um monte de lugares e com um monte de metodologias que variavam de acordo com a banca de seleção da ocasião. Já aprovado, também sei do quão necessário para um trabalho de qualidade é ter servidores públicos engajados na missão do órgão para que as coisas andem e que pensem em ficar por ali no longo prazo.

O Brasil já tem um acúmulo de experiência bem sucedida com o Enem e creio que pode transformar o concurso unificado também em caso de sucesso. Torço por isso.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Agência Brasil