Coluna do Pablo Kossa

O cachorro que cantava com Miles Davis

Xico morreu ontem depois de 15 anos conosco e todos outros animais que adotamos devem o lar ao melhor cachorro do mundo

Lhasa Apso - pet - cachorro (Crédito - Andreia Leite)
Xico foi o melhor cachorro do mundo e tenho como provar (Crédito - Andreia Leite)

Bastava o trompete inventivo de Miles Davis ganhar o ambiente que Xico começava sua performance. Sentava-se ao meu lado, empinava o focinho e cada vez que os agudos do gênio do jazz me encantavam, Xico uivava acompanhando o instrumentista. Cantar na banda de Miles Davis foi só a menor das façanhas do lhasa apso de 15 anos que morreu ontem: Xico foi o melhor cachorro do mundo e tenho como provar.

Todos os cachorros e gato que adotamos devem seu lar às virtudes de Xico. Educado, não latia. Asseado, só fazia as necessidades em seu jornal. Gentil, não mordia ninguém. Elegante, não era pedinte de carinho. Comedido, só comia sua própria ração. Artista, cantava com Miles. 

Xico jamais cometeu traquinagens. Só adotamos outros animais pois pensávamos que todos eram como ele. Doce ilusão. Xico era único. 

Adotamos ele em 2008, ainda filhote. Não estava nos nossos planos ter cachorro. A mãe da minha filha mais velha não o queria mais e a primogênita pediu para que o adotássemos. Quem é pai ou mãe sabe, topamos roubadas mil por um pedido de filha. A Laila nos deu o melhor presente, a companhia de Xico por esses 15 anos.

Ele viu a nossa caçula nascer e foi o melhor amigo dela. Viajou conosco por inúmeros destinos. Entrávamos em hotéis com ele escondido pois sabíamos que ele não daria bandeira de sua presença. 

Fizemos um churrasco no último domingo e percebi o comportamento estranho. Ele não queria ficar ao nosso redor, perto da churrasqueira. Na segunda, não quis comer sua ração. Isso se repetiu na terça e na quarta o levamos ao veterinário. Suspeita de problema nos rins e fígado. Tomou soro na veia, elegante e sem reclamar como sempre. Tinha retorno marcado pra hoje. Não deu tempo. Faleceu ontem em casa. Melhor assim do que sofrendo numa internação. Até pra morrer não deu trabalho.

Xico era foda demais! Dá preguiça pensar em adotar outros depois dele. Impossível ter a soma de virtudes do Xicão. 

Depois de enterrá-lo, coloquei In a Silent Way na vitrola e chorei. Não estou acostumado a não ter os uivos de Xico na companhia de Miles tocando. Ele foi melhor cachorro de todos.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Andreia Leite