Coluna do Pablo Kossa

Onda de calor é o futuro que chegou chegando

Onda de calor que assola Brasil é prova quente de que aquilo que a gente sabia que aconteceria, veja você, aconteceu

Aragarças registrou a 2ª temperatura mais alta do Brasil em 2023, diz Inmet O calor chegou a 44,3°C na cidade no dia 19 de outubro
Tempo em Goiás (Foto: Mais Goiás/Jucimar de Sousa)

Onda de calor em quase tudo quanto é canto do Brasil. O clima saiu da pauta irrelevante do elevador ou da fila da padaria para se transformar em assunto de proa nos debates que se pretendem sérios. Não é por menos. É difícil não falar de algo que traz desconforto contínuo nas 24 horas do dia. 

Sabíamos que o cramulhão preparava abrir uma filial no Brasil pra acabar de uma vez por todas com aquela conversinha de que Deus é brasileiro. O capiroto foi ousado. Em vez de filial, ele comprou todas estas plagas. Já até passou por aquela amostra grátis das trevas que são os cartórios e tá com a escritura do Brasil em mãos.

O inferno é aqui, meu filho, e não adianta nem tentar fugir – já aprendemos com o Barão Vermelho.

Entre o banho rápido pra diminuir o desconforto e tirar o suor da pele, o belíssimo conceito de “passar uma água no corpo”, e o ventilador na cara por onde quer que a gente vá, só nos cabe a lamúria.

Não dá pra dizer que não fomos avisados de que esse dia chegaria. Pois é, chegou. Uma das consequências das alterações climáticas causadas pela ação antropogênica seria o acréscimo do calor em algumas regiões do planeta. O Brasil estava nessa lista. Quando temos o fenômeno El Niño ajudando aquilo que já desandava, cá estamos encharcados de suor e sofrendo horrores.

Pelo jeito o tal do fim do mundo do jeito que conhecíamos deu as caras. E não, não estou me sentido de boa com isso. Sim, o REM mentiu pra gente a vida inteira.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Mais Goiás/Jucimar de Sousa