Cultura

Shakira aproveita chifre em música em que bate duro em Piqué

Shakira destilou todo seu veneno e, cheia de rancor, lançou música em que distribui pancadas fartas no ex

Shakira é uma mulher sagaz. Experiente e talentosa que é, a cantora sabe que o chifre é um grande inspirador pra música boa. São vários os exemplos ao longo da história. Ela fez com que a música produzida pelo DJ argentino Bizarrap intitulada Shakira Bzrp Music Sessions 53’’ entrasse para um nobre rol do cancioneiro popular: a música de corno. Ou corna, como é o caso.

Vários compositores e intérpretes aproveitaram o momento de fossa para criar ou cantar pérolas que homenageiam quem já fez a sarjeta de colchão e o meio-fio de travesseiro. Gente do calibre de Bruce Springsteen, Nina Simone, Leonard Cohen, Lou Reed e seu Velvet Underground já escreveram ou cantaram sobre as dores do relacionamento que acontece fora daquele oficial.

No Brasil não é diferente, mas tem nuances. O elitismo do jornalismo cultural brasileiro fez com que o sertanejo fosse conhecido como a música de corno por excelência. Isso não faz jus ao que mostra a história. A música que trata das questões do coração, independente de gênero, é a preferência nacional. Dentro desse universo, a presença do chifre é frequente. Seja na MPB, samba, rap, rock ou funk, a dor do corno dá suas caras.

Pra mim, ninguém tratou melhor da dor do chifre que Lupicínio Rodrigues. Sei que o trabalho do gaúcho vai muito além dessa temática. Até mesmo o hino do Grêmio é de autoria do compositor. Mas, não tem jeito, quando se trata da fossa gerada pelo pé na bunda, Lupicínio é mestre.

A música de corna da Shakira tem outra característica. Está conectada com os tempos de hoje, das redes sociais. O rancor atual é esnobe. O chifre exige vingança. E se mostrar por cima, mesmo isso não sendo realmente a verdade do que se passa no coração, é a exigência do zeitgeist contemporâneo. Shakira compreendeu isso e entregou esse sentimento enquanto lava a roupa suja e esfrega na cara de Piqué a versão dela dos fatos.

Muitos acharam baixaria, teve gente que chamou de apelação. Novamente penso que se trata de quem não vive o mundo de hoje. Gente, os maiores fenômenos da audiência televisiva atual são reality shows que botam gente pra tretar. Seja nas férias com um ex, seja na casa mais vigiada do Brasil. A treta entre Shakira e Piqué iria ganhar manchetes mundo afora de um jeito ou de outro. Já que assim seria, melhor que seja com Shakira e uma puta música. Rancorosa, vingativa, invasiva da intimidade. Exatamente como são os tempos de hoje. 

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução