Coluna do Pablo Kossa

Vanderlan mexe nas redes sociais pra ser gente como a gente

Vanderlan Cardoso está com nova estratégia nas redes sociais e mostra como alguns políticos ainda não entenderam a nova dinâmica da comunicação

Vanderlan Cardoso com um pastel gigante nas mãos faz parte da nova estratégia do senador para rede sociais - Reprodução: Instagram
Vanderlan Cardoso com um pastel gigante nas mãos faz parte da nova estratégia do senador para rede sociais - Reprodução: Instagram

Vanderlan Cardoso é gente como a gente. Come pamonha, faz caminhada, se serve de uma carne de panela maravilhosa direto do fogão e manda pra dentro um pastel do tamanho de um travesseiro. Não sei dessas coisas por gozar da intimidade do senador goiano, mas por que está no seu Instagram. 

Li na coluna do amigo João Bosco Bittencourt aqui no Mais Goiás que esse novo direcionamento de suas redes sociais são fruto da contratação de um novo marqueteiro, Maurício Cavalcanti. Essa humanização faz parte de uma estratégia que visa fortalecer a presença de Vanderlan no mundo dos algoritmos com o objetivo de chegar mais robusto na disputa ao Paço Municipal em 2024. Faz sentido.

O que impressiona não é Vanderlan pegar esse caminho. A postura mais informal, leve e cotidiana de lidar com as redes é super importante mesmo pra gerar conexão com a audiência e está tudo certo. O que faz pensar é como que um político de longa trajetória como Vanderlan, calejado por mandatos e disputas, com vivência em vários partidos, só agora entendeu a dinâmica das redes.

Migrar do analógico pro digital pode ser natural para alguns. Para outros, talvez custoso e dolorido. Em certos casos, é simplesmente impossível fazer a transposição de mundos. Cada um, cada um.

Vários políticos goianos, de variadas orientações ideológicas e estratégias de comunicação, conseguem relevância nas redes sociais. Delegado Waldir, Aava Santiago, Gustavo Gayer, Fabrício Rosa, Gustavo Mendanha… Cada um do seu jeito, mas todos com bons resultados.

Vanderlan parece estar no caminho certo. Antes tarde do que mais tarde ainda. Vamos observar se a audiência engaja.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução / Instagram