Coluna do Pablo Kossa

Vilmar Mariano faz escolha ousada para tentar reeleição

Vilmar Mariano dá passo arriscado ao se filiar ao União Brasil de Caiado para tentar permanecer como prefeito de Aparecida de Goiânia

Caiado e Vilmar Mariano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Vilmar Mariano foi para o tudo ou nada. Ao aceitar se filiar ao União Brasil de Ronaldo Caiado com a promessa de legenda só caso se viabilize (leia-se crescer de forma significativa nas pesquisas quantitativas) nos próximos 60 dias, mostrou que tem coragem. E todos sabemos que a coragem está separada da tolice por uma linha tênue. O que as distingue é o resultado.

Se um cara decide, sei lá, dar um salto maluco pra pular de um prédio pro outro a muitos metros do chão, o fim desse ato irá caracterizá-lo pelo resto de sua vida. Se bem sucedido, será louvado pela coragem, arrojo e ousadia ímpar. Caso se espatife no chão, bem… Temos um forte concorrente ao Darwin Awards. 

Essa é a situação de Vilmar Mariano.

Como prefeito de Aparecida de Goiânia com baixa aprovação popular de sua gestão no segundo maior município goiano, enfrenta dificuldades para viabilizar sua candidatura de reeleição. 

Seu adversário, Professor Alcides do PL de Bolsonaro, lidera todas pesquisas com confortável vantagem. Vilmar teve um pega pra capar com Gustavo Mendanha que deixou complicada sua situação no MDB, já que o ex-prefeito é a principal liderança política do município. Daniel Vilela tem especial olhar para Aparecida pelo que seu pai representa pra cidade. E Caiado vê como crucial um bom resultado nos principais colégios eleitorais goianos para lhe gabaritar pra disputa presidencial de 2026.

Dentro desses múltiplos interesses, o pior dado para o prefeito: seu trabalho não empolga o aparecidense. Por isso que não encontra um cardápio farto de partidos lhe ofertando espaço. 

É claro que sempre tem uma legenda pequena que topa qualquer empreitada. Mas não dá estrutura de mídia e recursos para uma disputa real.

Ao aceitar entrar no partido em que Caiado faz chover e faz parar, Vilmar topa o jogo do governador. Se crescer e mostrar competitividade contra o candidato bolsonarista que lidera as pesquisas, terá a vaga. A sagacidade de Vilmar será reconhecida. Caso não mostre vigor (o que, cabe aqui destacar, é o mais provável para este momento do mandato segundo a literatura da ciência política e do marketing eleitoral), terá que engolir a seco a indicação de outro nome pelo seu partido e ficará chupando o dedo. O que lhe colocará a pecha de tolo.

O resultado só saberemos, por óbvio, adiante. Por ora, é preciso reconhecer a ousadia do prefeito aparecidense. 

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia