Seriado

‘A Casa do Dragão’ vai continuar filmagens da 2ª temporada no Reino Unido apesar da greve dos atores

As leis no país são diferentes do que nos EUA e atores não podem simplesmente deixar o set

(Foto: HBO)

Três meses depois que a greve do Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas) encerrou muitos dos maiores programas de Hollywood, o SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores) interrompeu o resto da indústria cinematográfica e televisiva norte-americana quando votou para autorizar sua própria greve na última quinta-feira (14). As greves simultâneas basicamente impossibilitam os estúdios de desenvolver, filmar ou promover projetos até que novos acordos coletivos sejam alcançados.

Mas para algumas produções americanas que são filmadas no exterior, será normal no set. A HBO planeja continuar as produções no Reino Unido da 2ª temporada de “A Casa do Dragão” e da 3ª temporada de “Industry”, já que ambos os programas têm elencos compostos por atores britânicos que não trabalham sob contratos SAG-AFTRA (via Deadline). Ambos os programas seguem as regras do sindicato britânico Equity, e as leis comerciais britânicas os impedem de fazer greve em solidariedade a sindicatos internacionais.

Uma declaração conjunta emitida pela Equity e SAG-AFTRA encorajou os atores que trabalham em programas de equidade a voltarem ao trabalho, enquanto expressava que o sindicato britânico apoia a greve dos atores norte-americanos.

A 2ª temporada ainda não possui data de lançamento anunciada pela HBO