Luto

Angelo Badalamenti, compositor de ‘Twin Peaks’, morre aos 85 anos

Badalamenti também trabalhou em obras como "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos", do diretor David Lynch

(Foto: Divulgação)

Angelo Badalamenti, o aclamado compositor de David Lynch que deixou de lecionar na escola secundária no Brooklyn para criar música assombrosa e etérea para obras como “Veludo Azul”, “Twin Peaks” e “Cidade dos Sonhos” do cineasta, morreu aos 85 anos.

Badalamenti morreu no domingo de causas naturais cercado pela família em sua casa em Lincoln Park, Nova Jersey, disse sua sobrinha Frances Badalamenti ao The Hollywood Reporter.

O compositor de formação clássica também colaborou com uma mistura eclética de cantores em praticamente todos os gêneros durante sua longa carreira, de Nina Simone, Nancy Wilson, Shirley Bassey, Patti Austin, David Bowie, Paul McCartney, Marianne Faithfull, Liza Minnelli, Mel Tillis e Roberta Flack até Pet Shop Boys, Anthrax, Dolores O’Riordan, Tim Booth e LL Cool J.

Badalamenti compôs a música tema da série “Twin Peaks” da ABC, “Profiler” da NBC e “Inside the Actors Studio” e para os Jogos de Verão de 1992 em Barcelona, seu “Torch Theme” durante a cerimônia de abertura acompanhou a flecha flamejante de um arqueiro que acendeu o caldeirão olímpico.

Quando Lynch precisou de um treinador vocal para a atriz Isabella Rossellini em “Veludo Azul” (1986), então filmando na Carolina do Norte, ele procurou Badalamenti, que havia desenvolvido uma reputação de trabalhar com cantores.

Badalamenti nasceu no Brooklyn em 22 de março de 1937 e foi criado na seção de Bensonhurst do bairro. Seu pai, da Sicília, era dono de uma peixaria. Um tio, Vinnie Badale, tocava trompete com os bandleaders Benny Goodman e Harry James.

O compositor trabalhou com outros diretores de primeira linha, incluindo Paul Schrader em “Uma Estranha Passagem em Veneza” (1990), “Marcas da Maldade” (1999), “Auto Focus” (2002) e “Domínio: Prequela de O Exorcista” (2005); Jean-Pierre Jeunet em “Ladrão de Sonhos” (1995) e “A Very Long Engagement” (2004); Jane Campion em “Fogo Sagrado!” (1999); Danny Boyle em “A Praia” (2000); Eli Roth em “Cabin Fever” (2002); Walter Salles em “Águas Negras” (2005); e Fedor Bondarchuk em “Stalingrado” (2014).

Sua música também é ouvida em “Por Trás de Uma Porta Fechada” (1987), “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” (1987), “Férias Frustradas de Natal” (1989), “Um Toque de Infidelidade” (1989), “Nu em Nova York” (1993), “O Suspeito da Rua Arlington” (1999) , “Secretária” (2002), “O Sacrifício” (2006) e “O Último Quarteto” (2012).