Cinema

Crítica: Bob Marley – One Love (2024)

Longa-metragem é estrelado por Kingsley Ben-Adir

(Foto: Divulgação)

“Bob Marley – One Love” é um filme muito correto. Segue corretamente as regras de uma cinebiografia padrão que exalta seu artista mas sem querer lidar com nada espinhoso de sua vida. Diante disto, o filme vai agradar grande parte do público e encantar através de sua trilha sonora incrível de um dos cantores mais geniais que já existiram.

Bob Marley é o maior ícone da Jamaica até hoje e suas letras continuam sendo usadas como ferramenta de luta por união e representatividade no mundo inteiro – além dele ter sido o sujeito responsável por colocar o reggae no mapa mundial.

O filme dirigido por Reinaldo Marcus Green peca por não conseguir explicar com profundidade estes aspectos que tornaram Marley um fenômeno ao redor do globo. Desde sua ascensão ao estrelato até mesmo o uso exorbitante de maconha e suas traições constantes no casamento são pinceladas com cuidado para manter intacta a imagem do artista. Mas lidar com isto não diminuiria o impacto da grandeza de Marley, mas sim o tornariam um ser humano falho e problemático como qualquer um de nós. Até mesmo o lado político de suas letras, e sua enorme influência no meio, são lidadas com cautela e superficialidade.

Não conseguimos sentir, ou entender, o motivo de Marley ter se tornado um ícone tão forte. O roteiro apenas se sustenta na ideia de que sabemos quem é Bob Marley, portanto, já sabemos o quão grande ele é. O reggae foi levado para o mundo por causa dele, e o gênero quebrou a bolha do rock n’ roll que dominava muitos mercados. Mas o longa nem se preocupa em nos mostrar isso, muito menos em como Marley foi esta força disruptiva no mundo da música, e socialmente.

Ao fim, temos um filme composto por um elenco altamente competente e uma trilha sonora impossível de não agradar – afinal, as músicas de Bob Marley dificilmente são ruins -, mas uma obra que assim como outras cinebiografias recentes como “I Wanna Dance With Somebody” e “Bohemian Rhapsody”, por exemplo, opta pelo básico e o óbvio de seu biografado. Não é um filme ruim, mas está longe de ser um “Ray”, “Johnny e June”, “Não Estou Lá”, “Piaf” e “Rocketman”. Uma pena, pois Bob Marley merecia algo muito melhor!

Bob Marley – One Love/EUA – 2024

Dirigido por: Reinaldo Marcus Green

Com: Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton…

Sinopse: Bob Marley: One Love é um filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae. O filme relembra os importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso. Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa (Lashana Lynch). Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica.