Especial

Crítica: Homem de Ferro (2008) – Especial 15 anos

O filme que deu início ao MCU e trouxe novamente Robert Downey Jr. ao estrelato

(Foto: Marvel)

Após 15 anos desde que foi lançado nos cinemas em 2008, “Homem de Ferro” continua um dos melhores filmes da Marvel Studios até hoje. O filme não foi apenas o longa-metragem que deu inicio ao Universo Cinematográfico da Marvel, como também foi uma aposta em Robert Downey Jr. como protagonista e o projeto responsável pela redenção do ator em Hollywood.

Downey Jr. nasceu em família de artistas, seu pai foi um conhecido cineasta independente de Nova York, e desde cedo esteve presente em sets de filmagem. Como normalmente acontece neste meio, Downey Jr. também cresceu em meio as drogas e quando adolescente passou a usar diversas delas. No começo de sua carreira no circuito mainstream de Hollywood, Robert conseguiu equilibrar a vida profissional com a pessoal e conseguiu papéis de protagonista importantes em filmes adolescentes como “O Rei da Paquera” e “O Céu Se Enganou”. Mas só foi em 1992 que o ator ganhou o reconhecimento de seus colegas quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar, a de Melhor Ator por interpretar ninguém menos que Charlie Chaplin na cinebiografia “Chaplin”. Depois daí, Robert continuou como queridinho da indústria até as drogas ocuparem grande parte de sua vida. Passou a ser um astro problemático no set, foi frequentemente preso sob efeito de substâncias e a partir daí Hollywood virou definitivamente as costas para ele.

(Foto: Marvel)

No início do atual século, Robert conseguiu se libertar dos vícios, conheceu sua atual esposa, Susan Downey, em 2005 e desde então começou a buscar novas oportunidades. Recebeu ajuda de colegas como Mel Gibson e Shane Black na época, mas ainda nenhum estúdio estava disposto a apostar nele como um ator classe A novamente. Isto até Jon Favreau e o produtor Kevin Feige o chamarem para ser o Homem de Ferro, em uma decisão mercadologicamente ousada e aos olhos dos investidores nada promissora.

É importante fazer este breve resumo sobre a vida de Robert Downey Jr. porque é impossível falar deste primeiro “Homem de Ferro”, ou de todo o universo MCU, sem falar de Robert Downey Jr. O filme já era em si uma aposta ousada da Marvel, que estava na época começando como estúdio independente e os direitos de seus principais personagens (Homem-Aranha e X-Men) estavam com outras empresas (a Disney nem pensava em comprar a Marvel até então). Na época, quase ninguém fazia ideia de quem era Homem de Ferro, apenas os fãs apaixonados da Marvel e seus quadrinhos. Portanto, trazer um ator com um passado problemático como o de Robert para um filme onde tudo em torno dele é em si uma aposta arriscada, tornou toda a experiência ainda mais desafiadora. E são em casos como este, onde nada parece se encaixar e onde tudo parece que vai desmoronar, que o destino costuma nos surpreender.

“Homem de Ferro” teve um orçamento de $140 milhões e arrecadou $585,3 milhões mundialmente – um valor nada ruim para um personagem até então pouco conhecido da plateia. O sucesso foi o bastante para solidificar a Marvel Studios como estúdio de cinema e colocar Robert Downey Jr. no caminho para se tornar um dos atores mais bem pagos e prestigiados de Hollywood – e o pilar principal dos heróis da Marvel na cultura pop.

(Foto: Marvel)

E se avaliado friamente “Homem de Ferro” não foge da fórmula dos filmes de origem que estavam sendo lançados aos montes em Hollywood no início do século XX, com alguns menos elogiados como “Demolidor” e “Motoqueiro Fantasma”, e outros já bem aclamados pela crítica como “Homem-Aranha” e “Batman Begins”. E o primeiro filme do MCU entra no time vencedor justamente por contar sobriamente, e com humor e aventura dosados e bem realizados, a jornada de seu herói. E acerta ao trabalhar a complexidade de Tony Stark/Homem de Ferro como ser humano e não ter receio em abraçar os seus defeitos, mas sim, os utilizando como ferramenta de transformação do personagem.

Daí falamos novamente de Robert Downey Jr., cuja vida pessoal ironicamente possui semelhanças com o próprio Tony Stark, e o ator usa isto a seu favor, abraça o personagem por completo e entrega uma atuação que preenche toda a tela. Downey Jr. é hipnotizante neste primeiro “Homem de Ferro”, e é um desses casos onde é nítido como o ator está disposto a mudar a história em tela. Downey Jr. melhora as poucas fraquezas do filme e torna a experiência muito mais instigante, envolvente e empolgante. É um caso raro de um personagem que nasceu para ser interpretado por determinado ator, e sem dúvida quem assumir tal papel no futuro terá um baita abacaxi pra descascar.

Outro que merece méritos é também o diretor Jon Favreau. Ator mais conhecido por participações coadjuvantes em comédias e no seriado “Friends”, Favreau estreou por trás das câmeras em 2001 com a comédia nada memorável “Crime Desorganizado”. Em 2003 lançou seu primeiro sucesso com a comédia natalina estrelada por Will Ferrell, “Um Duende em Nova York”, e dois anos depois, em 2005, dirigiu uma aventura deliciosa chamada “Zathura”. Portanto, como um sujeito da comédia ia conseguir dirigir um filme de super-herói carregado de efeitos especiais? Bem, Favreau se mostrou outra aposta arriscada da Marvel mas sua paixão pelo personagem, e seu conhecimento dos quadrinhos, favoreceram sua escolha. Mas não apenas isto, seu talento para contar histórias o colocaram a frente daquele que seria o início de todo o MCU.

E Favreau entregou um filme muito bem dirigido, extremamente bem dosado no humor e no drama, e com cenas de ação divertidas e envolventes. Até o final genérico não atrapalha a experiência, porque a jornada é tão bacana e emocionante, que tudo se complementa e trabalha à favor do longa.

Após 15 anos desde que chegou aos cinemas em 2008, “Homem de Ferro” ainda é um dos melhores filmes da Marvel Studios, e apresenta qualidades narrativas e estéticas que ao longo dos anos (principalmente nos últimos) foi se perdendo no estúdio – quando o sucesso da empresa tornou tudo muito cômodo e fácil de fazer. Enfim, um filmaço que continua memorável e irresistível.

Iron Man/EUA – 2008

Dirigido por: Jon Favreau

Com: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Terrence Howard…

Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.