Filme

Crítica: Lilo, Lilo, Crocodilo (2022) – HBO Max

Longa-metragem é estrelado por Shawn Mendes (voz) e Javier Bardem

(Foto: Warner Bros.)

Olha, preciso confessar: “Lilo, Lilo Crocodilo” pode seguir a fórmula de “filme família com animais digitais” à risca, mas consegue fazer de um jeito divertido, respeitoso com o seu público e, principalmente, entrega números musicais bem dirigidos e criativos em sua concepção.

Baseado nos livros e personagens criados por Bernard Waber, a trama do filme começa com um ator chamado Hector (Javier Bardem) encontrando um pequeno crocodilo (Shawn Mendes no áudio original) cantante em uma loja qualquer, e os dois juntos tornam-se uma família com Lilo sendo ensinado desde cedo a ser um verdadeiro artista. Mas seu medo de palco coloca tudo por água abaixo até que Hector precisa viajar para realizar outros trabalhos e uma nova família se muda para a casa onde mora, um apartamento na cidade de Nova York. De início eles não sabem que Lilo está lá, mas quando o garotinho da casa o encontra, uma nova amizade começa.

Diante de tantos filmes para crianças que são cansativos e chatos para adultos, “Lilo, Lilo Crocodilo” é uma exceção que entrega uma aventura de superação, família, maturidade e amizade de maneira que funcione para toda a família. O longa não abraça o vilão caricato que quer Lilo para fazer dinheiro, e cria ao invés disso uma história muito mais humana sobre a vida e seus aprendizados.

A direção de Josh Gordon e Will Speck também é excelente para o padrão de filme, e eles fogem da zona comum ao abraçar uma produção que preza pela qualidade. As músicas originais criadas por Benj Pasek e Justin Paul (os mesmos de “La La Land” e “O Rei do Show) são empolgante e tocantes, e os números musicais são filmados com bastante ritmo e fluidez, resultando em ótimos momentos – destaque para a minha música favorita, “Take a Look At Us Now”, cantada por Javier Bardem (!!!) e Shawn Mendes! Recomendado!

Lylo, Lylo Crocodile/EUA – 2022

Dirigido por: Josh Gordon e Will Speck

Com: Shawn Mendes (voz), Javier Bardem, Winslow Fegley, Constance Wu…

Sinopse: Lilo, Lilo, Crocodilo é a adaptação homônima do livro de Bernard Waber. Hector Valenti (Javier Bardem) é um homem que quer entrar no concurso nacional de talentos dos EUA, mas sempre é negado uma vaga. Um dia, acaba passando em frente a uma loja de animais exóticos e se depara com um filhote de crocodilo com um detalhe peculiar: ele sabe cantar. Com fome por dinheiro e fama, ele compra o animal e lhe da o nome de Lilo. Para entrar novamente no concurso, Valenti coloca sua casa de três andares estilo vitoriana na mesa, mas acaba perdendo tudo quando descobre que Lilo tem medo de cantar no palco. Relutante, ele deixa a casa e Lilo junto com ela. Dezoito meses depois, a família Primms chega à casa e Josh (Winslow Fegley) o filho da família descobre Lilo no sótão e acabam ficando amigos. Valenti acaba voltando para sua antiga casa por quinze dias e pede a ajuda à Josh para que ajude Lilo a não ter mais medo de cantar no palco.