Especial

Crítica: Mamma Mia! (2008) – Especial 15 anos

Longa-metragem foi a sexta maior bilheteria de 2008

(Foto: Universal)

Em um ano com Batman, Homem de Ferro, Indiana Jones, Wall-E, Kung Fu Panda, 007 e Madagascar 2, a maior surpresa nas bilheterias foi o sucesso estrondoso de “Mamma Mia!”, adaptação da peça musical da Broadway e estrelado nos cinemas por Meryl Streep.

O longa com orçamento de apenas $52 milhões arrecadou mundialmente o montante de $609 milhões, tornando-se a sexta maior bilheteria de 2008, a maior bilheteria da carreira de Streep até hoje (sem reajuste de inflação) e também um dos filmes musicais mais bem sucedidos do mundo.

Com uma história rasa que nem pires e toda construída para ser contada ao som das músicas do grupo sueco ABBA, “Mamma Mia!” é pura efervescência do começo ao fim e não tem receio de se assumir cafona. O filme parece vários vídeo clipes compilados amarrados por uma história tão absurda, que ao fim o que vale é realmente a diversão e toda a alegria causada pelas canções do Abba, e claro, a alegria do própria elenco que está relax e nitidamente à vontade.

Assim como o próprio ABBA que foi fundado em 1972 e se tornou um dos ícones das décadas de 70 e 80, “Mamma Mia!” abraça a cafonice das músicas e entende a simplicidade de seu material. É um filme que te deixa embriagado por Meryl Streep, que aos 59 anos na época assume de uma vez por todas o seu lado musical e aqui canta, dança, corre pela Grécia, pula na cama e exala uma beleza e carisma imensuráveis. Os melhores momentos do filme são com ela como nas sequências empolgantes das músicas “Dancing Queen”, “Mamma Mia!” e a emocionante “The Winner Takes It All”.

É um filme leve e irresistível que apresentou Abba para uma nova geração e mostrou que fazer ou não sucesso, apesar de todas as previsões, é algo imprevisível. É um filme que a “crítica especializada” costuma odiar, já que não tem a finesse de musicais como “Cantando na Chuva”, “Moulin Rouge” ou “Chicago”, no entanto, esta nunca foi a pretensão dos realizadores de “Mamma Mia!”, e aqui temos um filme certeiro em seu objetivo de divertir com coração e ótimas músicas.

Mamma Mia!/EUA – 2008

Dirigido por: Phyllida Lloyd

Com: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard, Colin Firth, Julie Walters, Christine Baranski…

Sinopse: 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Longa-metragem foi a sexta maior bilheteria de 2008