Streaming

Crítica: Matilda – O Musical (2022) – Netflix

Longa-metragem é uma adaptação da peça de teatro musical da Broadway, que também é uma adaptação do livro de Road Dahl

(Foto: Netflix)

“Matilda – O Musical” é não apenas baseado no clássico livro de Road Dahl, como é essencialmente adaptado da peça musical da Broadway que teve como base o mesmo livro de Dahl. Aos fãs do filme de 1996, não fiquem chateados porque a proposta aqui é outra e a intenção passa longe de ser um remake – até por ser um musical já fica claro a diferença de intenções.

Os temas da história permanecem. A protagonista com poderes de telecinesa provenientes de seu constante amor por leitura continua, os pais soberbos e interesseiros também, a diretora da escola durona e contra qualquer tipo de aprendizado se mantém e assim vai. O filme respeita cada intenção do texto original de Dahl e adapta com a mesma intensidade hipnotizante os números musicais da peça teatral encenados por crianças super talentosas.

“Matilda – O Musical” é carregado de ritmo, humor, emoção e uma ambientação tão mágica e fora da realidade que o fato de ser um musical torna tudo ainda mais fantasioso e exuberante. É uma experiência bastante divertida com um elenco primoroso – destaque para Emma Thompson como a diretora vilã Agatha Trunchbull (em uma maquiagem que a torna irreconhecível). Disponível na Netflix.

Matilda – The Musical/EUA – 2022

Dirigido por: Matthew Warchus

Com: Alisha Weir, Emma Thompson, Lashana Lynch…

Sinopse: Matilda: O Musical é uma adaptação do musical vencedor dos prêmios Tony e Olivier, e conta a história de uma garotinha solitária e extraordinária, que usa a mente afiada e a imaginação fértil para mudar sua vida e transformar o mundo que a cerca. Matilda Wormwood (Alisha Weir) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, sue pai resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Emma Thompson), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Lashana Lynch), que tenta ajudá-la o máximo possível.