Cinema

Crítica: ‘O Protetor 3 – O Capítulo Final’ (2023) com Denzel Washington

Terceira filme da franquia foi dirigido novamente por Antoine Fuqua

(Foto: Divulgação)

Em comparação com franquias de ação recentes como “John Wick” e “Missão: Impossível”, por exemplo, “O Protetor” com Denzel Washington e direção Antoine Fuqua está longe de possuir o mesmo nível de qualidade técnica, e criatividade em suas cenas de ação do que tais exemplos. Este terceiro filme da franquia – que já está em exibição nos cinemas – consolida está afirmação e se mostra uma obra cansada, arrastada e que se sustenta totalmente no imenso talento de seu ator protagonista.

O primeiro longa, “O Protetor”, de 2014, continua sendo o melhor da franquia até hoje. A obra não apenas entrega cenas criativas, e violentas, de ação, com Denzel de fato sendo mostrado em plena forma, como também trabalha o personagem protagonista de tal que maneira que lembra bastante um herói de quadrinhos (a.k.a. Batman). A produção é bastante inspirada pelo formato e o resultado é um filme divertido, competente e envolvente.

Já a continuação lançada em 2018 pouco empolga e agora neste terceiro filme o resultado é ainda mais desinteressante porque o roteiro entrega pouca ação, e quando ela acontece temos um trabalho de câmera que busca mostrar o mínimo possível de Denzel Washington. Com 68 anos de idade e um ator excepcional, em “O Protetor 3” eles procuram criar uma trama bem mais dramática e pessoal para o protagonista, e assim utilizar o imenso talento de seu astro, mas no quesito ação – que é como é vendido o filme – o resultado é o menos empolgante de todos os três longas. A violência ainda é presente, mas Denzel está totalmente apagado. Infelizmente.

The Equalizer 3/EUA – 2023

Dirigido por: Antoine Fuqua

Com: Denzel Washington, Dakota Fanning, David Denman…

Sinopse: O Protetor: Capítulo Final é o terceiro – e último – filme da franquia O Protetor, iniciada em 2014 e inspirada pela série homônima estrelada por Edward Woodward nos anos 80. No terceiro capítulo da saga, desde que desistiu de sua vida como assassino do governo, Robert McCall (Denzel Washington) não consegue descansar o suficiente. Ele quer ajudar as pessoas ao seu redor e tem lutado para reconciliar as coisas horríveis que fez no passado, encontrando um estranho consolo em servir à justiça em nome dos oprimidos. Agora morando no sul da Itália, ele logo descobre que seus novos amigos estão sob o controle dos chefes do crime local. À medida que os eventos se tornam mortais, McCall se torna um protetor ao enfrentar a máfia. Quando alguém é injustiçado, o ex-agente do governo reativa suas habilidades de seu passado brutal e sai como um exército de um homem para realizar a justiça vigilante.