Acusações

Gerard Depardieu é acusado de má conduta sexual por 13 mulheres em relatório investigativo

Nenhuma dessas 13 mulheres entrou com uma ação legal contra Depardieu

(Foto: Divulgação)

O ator francês Gerard Depardieu, que já foi indiciado por estupro e agressão sexual em um caso de 2018, agora está sendo acusado de má conduta sexual por 13 mulheres em uma reportagem investigativa publicada pelo Mediapart.

As acusações foram feitas por atrizes, maquiadoras e equipe de produção, algumas das quais falaram anonimamente, e supostamente ocorreram durante as filmagens de 11 filmes lançados entre 2004 e 2022. Mediapart disse que “uma atriz acaba de prestar contas ao sistema de justiça francês”.

Nenhuma dessas 13 mulheres entrou com uma ação legal contra Depardieu, de acordo com um comunicado fornecido à Variety pela promotoria de Paris.

“O promotor não recebeu nenhum processo novo. Uma investigação formal, lançada em 2020 após o processo movido por Charlotte Arnaud, ainda está em andamento”, continuou o comunicado.

O gabinete de representação legal de Depardieu, Cabinet Temime, negou todas as acusações e divulgou uma longa declaração dizendo que o ator “não pretende abordar” o artigo “que parece misturar tópicos muito diversos, incluindo algumas apreciações muito subjetivas e/ou julgamentos morais”.

Ele “nega formalmente todas as acusações que possam estar sujeitas à lei criminal”, continuou o comunicado.

RELATOS DE ASSÉDIO SEXUAL

Um dos relatos foi dado por um ex-extra que trabalhou em um filme chamado “The Box” em 2015 e disse que Depardieu “colocou a mão sob o vestido (dela)” e “tentou entrar na calcinha (dela)”. Depois que ela o empurrou, ele supostamente se tornou “agressivo” e “tentou empurrar minha calcinha para o lado para dedilhar (ela)”. O Mediapart citou “um membro da equipe de produção” que disse que as filmagens de “The Box” foram interrompidas porque “um figurante disse que foi vítima de Gérard Depardieu”. A cena acabou sendo modificada para que o figurante não estivesse mais ao lado de Depardieu, de acordo com o membro anônimo da equipe de produção. Uma atriz que trabalhou no filme disse que ouviu Depardieu “gritando que poderia ter quem quisesse e que não a queria, que ela era uma ‘porca gorda'”.

A peça investigativa também relatou um incidente que teria ocorrido durante as filmagens de “Disco”, dirigido por Fabien Onteniente. Depardieu interpretava o chefe de uma boate em uma cena com cerca de 250 figurantes, incluindo Helène Darras, que disse ao Mediapart que ele “a agarrou pela cintura” e estava com a “mão errante”. Ela disse que ele colocou “a mão na bunda [dela] de forma insistente” e sugeriu que fossem para o camarim dele.”

O Mediapart também divulgou declarações de cineastas e produtores que trabalharam com o ator nos sets onde a má conduta supostamente ocorreu. Estes incluem Onteniente, Olivier Dahan e o produtor Alain Goldman (“La vie en Rose”), Graham Guit e Fabio Conversi (“Hello Goodbye”), Safy Nebbou (“L’autre Dumas”) e Pascal Breton (“Marseille”). Com exceção de Onteniente, os diretores e produtores negaram ter visto qualquer incidente durante as filmagens.

O ator foi indiciado em 16 de dezembro de 2020 em conexão com alegações de estupro e agressão sexual ligadas a um processo de 2018 movido por Charlotte Arnould. O caso foi arquivado anteriormente em 2019 por falta de provas, mas foi reaberto em 2020 e as acusações criminais foram apresentadas em dezembro. Nenhuma medida privativa de liberdade foi tomada contra o ator.