Homenagem

Heath Ledger: 15 anos da morte de um dos grandes atores de sua geração

Ator morreu em 4 de abril de 2008 por overdose de medicamentos

(Foto: Divulgação)

Em 4 de abril de 2008 o ator Heath Ledger foi encontrado morto em um quarto de hotel. A causa revelada pelos médicos foi overdose de medicamentos, provavelmente para conseguir dormir e descansar em meio a uma rotina cansativa de filmagem e os problemas pessoais que estava passando em sua vida pessoal.

Ledger estava filmando “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”, do diretor Terry Gilliam, e sua morte pegou todos de surpresa.

Ledger morreu em abril e em julho o mundo conheceria o seu trabalho mais aclamado e aquele que lhe rendeu um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante: CORINGA de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.

Ledger sempre foi um ator de presença hipnotizante e estava trilhando um caminho em Hollywood onde buscava fugir do clichê do ‘mocinho galã’. Ele fez sua dose de comédia romântica no começo com o divertido “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você” e o romance pop medieval “Coração de Cavaleiro”, mas foi ao escolher trabalhos como “A Santa Ceia” e “O Segredo de Brokeback Mountain” que lhe colocaram no mapa para projetos diferentes. No filme de Ang Lee ele interpreta um cowboy gay que se apaixona por outro cowboy mas que não podiam viver sua paixão devido ao preconceito social. Ledger recebeu sua primeiro indicação ao Oscar, aqui de Melhor Ator.

Depois ele interpretou uma versão de Bob Dylan no ótimo “Não Estou Lá” e aceitou o desafio de criar uma nova versão do icônico vilão do Batman para o filme de Christopher Nolan. Anárquico, filosófico, insano, imprevisível e uma força da natureza que muda tudo por onde passa, seu Coringa apresentou um personagem tão cheio de camadas e nuances que sua atuação ainda é lembrada como uma das maiores do cinema moderno. Sem dúvida, dali em diante Ledger teria outras oportunidades de entregar atuações ousadas e memoráveis, mas infelizmente o excesso em busca de um momento de paz, descanso, lhe custaram a vida. Uma tragédia, sem dúvida.

Um ícone do cinema constantemente lembrado, ganhador de Oscar e um dos atores que mais prometiam brilhar na telona, o Telemania deixa sua homenagem a um ator tremendo, minucioso e corajoso.

São 15 anos que passaram rápido, mas não importa quanto tempo passe, assim como seu Coringa, Heath Ledger nunca será esquecido. R.I.P