Tragédia

James Cameron, diretor de ‘Titanic, fala sobre tragédia com submersível desaparecido no fundo do mar com cinco pessoas

Diretor também é mergulhador e revela que era amigo do piloto do submersível desaparecido

(Foto: Divulgação)

O diretor de “Titanic”, James Cameron, falou durante uma entrevista à ABC News sobre o caso do submersível turístico desaparecido que perdeu contato a caminho de chegar ao Titanic. Depois que a empresa de submarinos OceanGate divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 22, dizendo que as cinco pessoas que afundaram estavam mortas, Cameron deu sua opinião sobre a tragédia como um membro de longa data da comunidade de mergulho, que fez 33 viagens ao Titanic.

“As pessoas da comunidade estavam muito preocupadas com este submarino”, disse Cameron. “Vários dos principais players da comunidade de engenharia de submersão profunda até escreveram cartas para a empresa, dizendo que o que eles estavam fazendo era muito experimental para transportar passageiros e que precisava ser certificado. Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic, onde o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e, no entanto, ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua e muitas pessoas morreram como resultado. Para nós, é uma tragédia muito semelhante, onde os avisos foram ignorados. Acontecer exatamente no mesmo local com todos os mergulhos que estão acontecendo em todo o mundo, acho incrível. É realmente muito surreal.”

Em 2018, o comitê de Veículos Subaquáticos Tripulados da Marine Technology Society escreveu ao CEO da OceanGate, Stockton Rush, avisando-o de sua “preocupação unânime” sobre o desenvolvimento de Titan (nome dado ao submersível), de acordo com uma carta obtida pelo New York Times.

CAMERON ERA AMIGO DO PILOTO DO SUBMERSÍVEL DESAPARECIDO

Cameron também falou que conhecia o explorador do Titanic, Paul-Henri “PH” Nargeolet, por 25 anos e está de luto pela morte de seu amigo.

“PH, o lendário piloto francês do submersível, era meu amigo”, disse Cameron. “Sabe, é uma comunidade muito pequena. Conheço PH há 25 anos, e é quase impossível para mim processar que ele tenha morrido tragicamente dessa forma.”

Cameron estava visivelmente quieto nos primeiros dias de busca pelo Titan da OceanGate, um submersível do tamanho de um caminhão que transportava cinco tripulantes. A embarcação parou de responder cerca de uma hora e 45 minutos depois de mergulhar no naufrágio do Titanic, localizado a 12.500 pés abaixo da água, a cerca de 350 milhas da costa de Newfoundland, no Canadá.

Equipes de busca internacionais dos EUA, Canadá e França uniram esforços esta semana para localizar e resgatar a nave. Um avanço ocorreu na terça-feira, quando uma aeronave canadense captou ruídos de “estrondo” da área de busca subaquática. Até o momento, a nave tinha menos de 24 horas de suprimento de ar, embora as operações de busca estivessem em andamento.