Cinema

Jim Jarmusch: Diretor revela que nunca assistirá Star Wars e diz que se ressente de seu impacto cultural

Diretor também disse que nunca viu, e nunca irá assistir "E O Vento Levou"

(Foto: Divulgação)

Jim Jarmusch não viajará para uma galáxia muito, muito distante tão cedo.

O diretor de “Amantes Eternos” e “Paterson” revelou ao The Believer que “nunca verá” a franquia “Star Wars” em protesto contra seu impacto cultural.

“Tenho coisas particulares que nunca verei. Nunca verei nenhum filme de ‘Star Wars’, porque me ressinto por saber tanto sobre eles e os personagens”, disse Jarmusch. “Por que tudo isso está na minha cabeça quando eu nunca vi um, sabe? Por que eu sei sobre R2-D2 e Darth Vader e todas essas coisas quando eu nunca vi nenhum filme de ‘Star Wars’?”

Ele continuou: “Eu nunca vi ‘E o Vento Levou’ e nunca vou ver, só porque sinto que é forçado a mim e é algum tipo de coisa cafona.”

Jarmusch observou que, embora “não seja hierárquico”, ele tem suas “preferências” contra “coisas em massa”, com certeza. “Mas porque eu realmente amo profundamente a arte de fazer filmes, é claro que gosto do trabalho dos cineastas magistrais. Mas eu assisto a todos os tipos de coisas”, esclareceu. “Recentemente, em um avião, assisti a ‘Cruella’. Adoro os filmes ‘Corra Que a Polícia Vem Aí’ porque são muito estúpidos. Estou meio que impressionado com os filmes de ‘John Wick’, apenas com quantas pessoas ele pode matar. Eu não vi os filmes de ‘Crepúsculo’.”

Jarmusch continuou: “Essas são coisas muito subjetivas, apenas teimosas da minha parte. Não gosto de coisas em massa sendo empurradas para cima de mim, mas irei vê-las. Como ‘O Exterminador do Futuro’ é uma obra-prima do cinema. É um grande filme de ação, essencialmente. Então eu realmente não diferencio.”

O diretor acrescentou que tem uma irritação particular com o cinema: “Mas tenho que lhe dizer uma coisa que odeio – e você pode fazer um pequeno teste: assista a qualquer filme recente de ação e procure por qualquer cena que tenha mais de três segundos de duração. Acho isso um insulto e uma merda de cinema: como se eles tivessem que mantê-lo em movimento a cada três segundos. E isso é o mais longo que eles vão deixar um tiro! E então corte. Um segundo, corta! Dois segundos, corta! Três segundos, corte! Cara, estou com dor de cabeça. Eu apenas desligo. Eu fico tipo, vamos, cara, vá para a escola de cinema! Assista alguma coisa! Vá ler um livro! Olha uma pintura! Olhe para algo. Isso não faz sentido. Eu não suporto isso.

Jarmusch disse anteriormente que “Twin Peaks: The Return” foi a melhor coisa do cinema americano nos últimos dez anos, chamando a série de “um filme de 18 horas”.