Especial

John Wick: Do Pior ao Melhor Filme

Franquia é estrelado por John Wick e dirigida por Chad Stahelski

(Foto: Lionsgate)

04. DE VOLTA AO JOGO: JOHN WICK (2014)

Vamos já deixar uma coisa bem clara: todos os filmes da franquia John Wick são excelentes filmes de ação! Ponto. Este primeiro longa lançado em 2014 foi um projeto modesto, com orçamento baixo e cujos realizadores não esperavam tamanho sucesso. E tal sucesso veio justamente da intenção de entregar um produto simples em sua história, mas embalado com cenas de ação altamente coreografadas, bem feitas e carregadas de visceralidade. O resultado é um filme empolgante do começo ao fim que nos apresenta um personagem que colocaria Keanu Reeves de volta aos holofotes. Filmaço!

03. JOHN WICK 2: UM NOVO DIA PARA MATAR (2017)

Com o sucesso do primeiro, “John Wick 2” já teve um orçamento melhor e a trama expande toda a mitologia da irmandade dos assassinos, mas sem deixar o foco central do personagem de lado. Mais estilizado visualmente e com cenas de ação mais criativas e bem feitas, “John Wick 2” mantém a alta tensão e visceralidade das cenas de ação. O diretor Chad Stakelski não abusa dos cortes e sabe construir uma ação que o público entende. Enfim, outro filmaço da franquia.

02. JOHN WICK 4: BABA YAGA (2023)

Este “John Wick 4” encerra o ciclo de um personagem que se tornou parte memorável do imaginário da cultura pop – e tudo graças também ao imenso carisma de Keanu Reeves. “Baya Gaga” não precisava ser tão longo – são quase 3 horas -, mas o filme é tão bom em sua ação e em nos colocar interessados por cada um dos persongens, que a jornada de Wick é, sem dúvida, sempre envolvente e empolgante de acompanhar. As cenas de ação continuam o grande chamariz da franquia e é o ponto alto do longa – o terceiro ato em Paris é um deleite e o melhor exemplo do potencial da franquia.

01. JOHN WICK 3: PARABELLUM (2019)

De todos os filmes o meu favorito é “John Wick 3: Parabellum”. A trama em si mantém a simplicidade da história, mas agora nosso protagonista está sendo caçado mundialmente. Nenhum lugar é suguro. E por causa disso, “Parabellum” entrega, em minha opinião, as melhores e mais criativas cenas de ação da franquia: John Wick em uma fuga à cavalo; a luta na biblioteca com um livro; a luta de facas em um corredor; a perseguição com várias motos atacando o protagonista; a invasão no hotel Continental de Nova York, e claro, John Wick e a personagem de Halle Berry com mais dois cachorros em um momento genial de ação.

Enfim, a franquia “John Wick” revitalizou o cinema de ação moderno, e é o melhor exemplo atual de como entregar qualidade em sua proposta dentro de uma trama simplória, porém, muito bem contada.