Especial

Marvel Studios: Do Pior ao Melhor Filme

Aproveitando o lançamento de "As Marvels" nos cinemas, vamos de lista!

(Foto: Reprodução/Marvel)

Obs: A lista é uma opinião (pessoal) do autor deste post. 

33. ETERNOS (2021)

“Eternos” vende esta intenção de ser algo diferente, mas entrega o filme mais chato de assistir, e o mais problemático e sem sentido com relação a história de todo o MCU. Ao apresentar deuses que semeiam os seres humanos para alimentar celestiais, isto meio que tira a importância de todo o resto dos personagens da Marvel e dos demais deuses (Asgardianos, egipcícios, gregos e por aí vai) que existem neste universo. Bagunça total! Péssimas cenas de ação, péssimos personagens e um visual feio e sem vida. 

32. THOR: AMOR E TROVÃO (2022)

“Thor: Amor e Trovão” é divertido e entra naquela sessão que os mais antigos costumavam dizer: “É uma boa Sessão da Tarde!”. Mas nem chega perto do que o diretor Taika Waititi fez em “Thor: Ragnarok”, um filme onde o humor mesclado com a ação são bem equilibrados. Já aqui, Waititi excede na comédia e em vários momentos desnecessários diminuindo o impacto da história e de seu drama. Leia a crítica completa clicando AQUI.

31. PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE (2022)

Esta continuação realiza uma homenagem emocionante à Chadwick Boseman, que faleceu em 2020 por causa de um câncer. Mas um filme não se sustenta apenas de homenagem, e esta sequência é inflada com subtramas demais, há muitas cenas escuras e cenas de ação fraquíssimas. Um filme bem inferior ao seu antecessor. E, me desculpe, a nova escolha para ser o Pantera Negra não convence.

30. HOMEM-FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA (2023)

O novo filme do Homem-Formiga é um excesso de tela verde, personagens desinteressantes e uma história que está mais preocupada com o futuro do que em entregar uma boa aventura para o público. Infelizmente, o carisma do elenco não salva o resultado broxante deste terceiro filme solo do personagem. Leia a crítica do filme clicando AQUI.

29. AS MARVELS (2023)

(Foto: Disney-Marvel)

A recente fase da Marvel continua capenga. Temos aqui outro filme que tenta muita coisa, mas entrega nada e sem nenhum motivo plausível para acontecer. Leia a crítica completa do filme AQUI.

28. HOMEM-FORMIGA E A VESPA (2018)

Homem-Formiga e a Vespa

Continua divertido, intimista e uma produção que foge dos padrões grandiloquências dos outros filmes da Marvel Studios. A interação do elenco permanece um dos pontos fortes.

27. THOR (2011)

Também outra Sessão da Tarde xoxa, xoxa. Começa até bem com Thor lá em Asgard, mas aí vai para Terra e desanda tudo. O diretor Kenneth Branagh causa nervos ao abusar com gosto do ângulo holandês. As cenas de ação são fracas, o filme sofre no ritmo e no senso de aventura – o clímax na cidadezinha do interior com o robô gigante não convence. Sem falar das tentativas frustrantes de comédia. 

26. THOR – O MUNDO SOMBRIO (2013)

O diretor Alan Taylor já dirigiu vários episódios de “Game of Thrones”, portanto, ele entende como criar cenas de ação. Aqui, temos sequências bem filmadas que são superiores ao anterior. Mas mais uma vez, o filme não tem identidade própria e fica perdido em suas intenções. Chris Hemsworth e Tom Hiddleston salvam com vontade o filme de um fracasso total. 

25. CAPITÃ MARVEL (2019)

capita marvel

Eu gostei de “Capitã Marvel” mas, sim, está longe de ser empolgante e memorável como outros longas do estúdio. Até gosto da Brie Larson, amas o roteiro não ajuda a sua personagem. 

24. VIÚVA NEGRA (2021)

Disney adia estreias de vários filmes, incluindo "Viúva Negra" | Viver: Diario de Pernambuco

Demorou mas aconteceu. Após aparecer em sete filmes, enfim, a Viúva Negra ganha o seu primeiro filme que se passa após os acontecimentos de “Capitão América – Guerra Civil”, e que vai fundo no passado da personagem em uma jornada envolvente e emocional. Leia a crítica completa escrita aqui no TELEMANIA. 

23. HOMEM DE FERRO 2 (2010)

Quando vi pela primeira vez este “Homem de Ferro 2” lembro de ter ficado bastante decepcionado. Talvez pelas altas expectativas com relação a grande surpresa que foi o primeiro. Revendo hoje, alguns problemas continuam como, por exemplo, a necessidade de fazer tudo ser parte de um universo maior, e outros momentos onde algumas piadas se estendem além do necessário. No entanto, o diretor Jon Favreau continua impecável para a ação e em criar ritmo. Há momentos visualmente lindos e Robert Downey Jr., como sempre, eleva, e muito, o filme. 

22. O INCRÍVEL HULK (2008)

Filme ruim? Não. Diverte. Mas algumas incongruências de roteiro incomodam. Tudo bem que isto é algo que todo filme tem, mas quando traí o próprio personagem é difícil de relevar. Tanto que a própria Marvel esqueceu por completo este filme. 

21. HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA (2019)

longe de casa

Tem momentos em que acho este segundo filme melhor do que o anterior, “De Volta Para Casa”, e há outros que não. Independente, gostei do filme, gostei do vilão e mais uma vez a Marvel me proporcionou um ótimo momento no cinema.

20. HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (2017)

homem aranha de volta ao lar

Os fãs pediram muito e a Sony – que detém os direitos para o cinema do teioso – cedeu e fez um acordo com a Marvel Studios para colocar o personagem no mesmo universo do Homem de Ferro e cia. A primeira aparição foi lá em “Guerra Civil” e agora ele ganha o seu primeiro filme solo dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. A promessa de resgatar o estilo moleque do cabeça de teia foi comprida. Tony Stark aparece pouco e não rouba o filme que é todo do excelente Tom Holland. Minha única ressalva são com as fracas e esquecíveis cenas de ação. A interação dos personagens no ambiente escolar estilo filmes do John Hughes vale muito mais a pena. 

19. HOMEM DE FERRO 3 (2013)

O diretor Shane Black tem senso de humor e sabe criar ritmo. O que prejudica este terceiro Homem de Ferro é a síndrome do excesso. Excesso de história. Excesso de subtramas. Excesso de Homem de Ferro. Excesso. Excesso. E excesso. Robert Downey Jr. segura o tranco com seu imenso carisma, mas o roteiro pouco ajuda. Tem pontos muito positivos como a interação entre Stark e a criança e algumas sequências de ação bem filmadas. 

18. HOMEM FORMIGA (2015)

homem formiga

Achava ridículo no trailer o personagem falando e correndo ao lado das formiguinhas. Felizmente, o roteiro consegue colocar estas situações dentro de um contexto onde não soa cafona – apesar de ser -, e a trama de origem do Homem Formiga é divertida e centrada em fazer o público se identificar com o drama do personagem. É um filme simples, que não quer ser grandioso com abuso de efeitos e cenas grandiloquentes de ação. É um longa de assalto eficiente, Paul Rudd encanta, é bem dirigido, comedido, com ótimo humor e uma envolvente trama sobre família. Surpresa total! 

17. GUARDIÕES DA GALÁXIA – VOLUME 2 (2017)

guardians-poster

Outro que não supera o primeiro, mas continua tão bom e divertido que nem atrapalha. O novo Mix Tape continua trazendo músicas excelentes, o diretor James Gunn expande o universo cósmico, mas não procura relacionar tudo com o universo compartilhado. Cria uma história particular centrada nos personagens e expande também as relações de cada um. A diversão continua garantida e extasiante.

16. PANTERA NEGRA (2018)

Gostei de “Pantera Negra” mas não achei essa cereja do bolo como a mídia fala. É um filme importantíssimo para a cultura pop devido a sua representatividade – de mulheres e negros -, mas isto não é justificativa para torná-lo uma obra-prima (e campanha de Oscar? Exagerado!). 

Apesar de ter um clima divertido e um ótimo vilão, tive problemas com as cenas de ação e alguns efeitos digitais mal resolvidos. 

15. SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS (2021)

Shang-Chi: Onde o filme se encaixa na linha temporal do MCU

“Shang-Chi”, em minha opinião, derrada um pouco da metade para o final, mas é um filmaço de ação que mescla vários estilos de artes marciais. Uma divertida homenagem a este sub-gênero do cinema que foi popularizado em Hollywood por ícones como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e etc. 

14. DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA (2022)

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” simplesmente conquistou o meu coração! Além de uma direção primorosa de Sam Raimi (que retorna ao gênero de heróis após mudar o cinema com a trilogia “Homem-Aranha” com Tobey Maguire), o filme é cheio de emoção, ótimas cenas de ação e várias homenagens ao cinema de terror, além de uma entrega genuína de seu elenco. Um filme cheio de diversão e momentos de pura criatividade. 

13. VINGADORES – ERA DE ULTRON (2015)

Eu gosto de “Era de Ultron”. Não sou como alguns que são bastante severos com o filme. Talvez por ter comedido minhas expectativas em não buscar algo no nível do primeiro longa. Mas apesar da decepção que foi o vilão Ultron, o filme é pura diversão. Filme dos Vingadores é reunião da galera, e o diretor Joss Whedon sabe como fazer funcionar muito bem a interação entre os personagens. Sabe criar cenas visualmente icônicas envolvendo cada um deles, tanto individual quanto em grupo. 

12. CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR (2011)

Gosto bastante deste “O Primeiro Vingador”. Ele é dirigido por Joe Johnston – um dos pupilos de Steven Spielberg – que injeta na trama todoaquele clima oitentista característico do diretor Indiana Jones e outros clássicos. Chris Evans era uma incógnita para mim – já que ele tinha feito o Tocha Humana naqueles dois primeiro filmes do “Quarteto Fantástico” -, mas Evans não só surpreendeu com uma atuação contida, imponente e tocante, como conseguiu tornar o herói mais humano e menos propaganda estadunidense. Méritos também do roteiro, claro, que soube transpor estes elementos para a telona. A ação não é marcante, mas é bem feita. E mais interessante ainda é o contexto histórico, e social, por trás da origem do personagem. 

11. THOR: RAGNAROK (2017)

thor ragnarok

Não é porque “Thor: Ragnarok” está aqui atrás que é ruim. O longa é uma ótima comédia que diverte pra caramba. Mas desperdiça algumas oportunidades com relação a trama e seus personagens que, infelizmente, torna menos promissor.

10. HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA (2021)

Leia agora, o roteiro de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa - O Defensor | O Portal de Notícias de Taquaritinga e região

Sem dúvida, é um dos maiores fan-services da história do cinema de super-herói, mas entregue com sabedoria. Faz sentido, tudo é bem construído e o filme não perde o foco da história principal do Homem-Aranha de Tom Holland. Ainda tenho problemas com a direção sempre pouco criativa de Jon Watts, mas a emoção aqui é genuína e acerta em cheio o coração. 

09. GUARDIÕES DA GALÁXIA: VOLUME 3 (2023)

E o desfecho do diretor James Gunn para o seu grupo original de Guardiões da Galáxia é uma experiência vibrante, empolgante e emocionante. Um filme histérico (no bom sentido) e cheio de coração. Sem dúvida, são um dos personagens mais queridos da Marvel atualmente.

08. DOUTOR ESTRANHO (2016)

doutor-strange

A Marvel Studios é acusada de seguir uma fórmula e não conseguir se diferenciar. Eu discordo. Concordo que eles criaram, sim, uma fórmula rentável que é utilizada como base nos filmes, no entanto, eles conseguem fazer algo, ao mesmo tempo, distinto. Consegue nos transportar para mundos novos e nos fazer se identificar com personagens novos. Várias franquias repetem fórmulas e este não é o problema. Algumas fazem filmes bons, outras não. Tudo depende de como se conta a história. E aqui em “Doutor Estranho” a trama é muito bem narrada, o elenco é formidável e a produção é de encher os olhos. Um entretenimento de alto nível. 

07. CAPITÃO AMÉRICA – GUERRA CIVIL (2016)

Pode se chamar “Capitão América – Guerra Civil” mas é na verdade um filme dos Vingadores. Não é uma adaptação literal da saga “Guerra Civil”, que dividiu os personagens da Marvel nos quadrinhos numa luta intensa e sombria. Apenas alguns elementos são usados como a ideia da divisão entre Grupo Homem de Ferro e Grupo Capitão América. Como filme, é um dos mais divertidos da Marvel Studios com sequencias de ação inesquecíveis e, particularmente, eu gosto da motivação e humanização do vilão, o Zemo. Apesar de não ter nada a ver com o personagem original nas comics, ao menos deram uma motivação crível, convincente e angustiante para o personagem.

06. GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)

Ninguém esperava o imenso sucesso de “Guardiões da Galáxia”. Se o primeiro “Homem de Ferro” foi uma aposta arriscada para um personagem até então desconhecido do grande público, mas muito ativo nos quadrinhos, já os Guardiões nem nos quadrinhos, nem em lugar nenhum eram mainstream. Foi uma aposta e tanto da Marvel Studios. Mas a junção de uma história bem contada, personagens carismáticos e uma trilha sonora emblemática fizeram deste grupo marcante e um dos melhores filmes de super-herói de 2014.

05. VINGADORES: ULTIMATO (2019)

vingadores ultimato

A culminação de todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, “Vingadores: Ultimato” é um evento único na história do cinema. Uma obra que depende muito de você ter assistido aos longas anteriores para criar a conexão emocional necessária aqui. Foi uma das experiências mais emocionantes que tive em toda a minha vida no cinema. Vibrei junto com toda a sala nas cenas de ação (parecia Copa do Mundo) e chorei demais com as partes sentimentais. Sem dúvida, um dos melhores filmes do MCU.

04. VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018)

vingadores guerra infinita

Um dos melhores filmes da Marvel, e sem dúvida, aquele que possui o melhor vilão: Thanos! E isto deve-se justamente ao fato do filme desenvolver com calma e profundidade a história deste personagem que desde o primeiro Vingadores já foi colocado como a principal ameaça destes 10 anos de Marvel Studios. Com cenas icônicas de ação e um final que já entrou para a história do cinema, o longa é uma sensacional mescla de diversão com momentos tocantes! 

03. HOMEM DE FERRO (2008)

homem de ferro

Primeiro filme da Marvel Studios e continua sendo um dos melhores já feitos pela empresa. Foi o ponta pé inicial para o universo compartilhado, mas também, foi um exemplo exímio de condução, criação e desenvolvimento. Jon Favreau fez o seu primeiro filme de ação cheio de efeitos especiais e surpreende. Robert Downey Jr. dá a volta por cima e abraça com gosto a oportunidade que lhe foi dada de reerguer a carreira. Hoje, Downey Jr. é um dos atores mais bem pagos do planeta, o pilar do MCU e cravou seu nome na história do cinema como O Homem de Ferro. O filme é ligeiro, engraçado, cheio de ritmo e faz a pouca ação ser algo irrisório. Podemos dizer que já é um clássico deste subgênero de “filmes de super-heróis”. 

02. CAPITÃO AMÉRICA – SOLDADO INVERNAL (2014)

Os diretores irmãos Joe e Anthony Russo começaram em séries de comédia e surpreenderam o mundo com este filmaço do Capitão América. A ação é visceral, suja, urbana com aquele estilo intenso de “Fogo Contra Fogo”. Existe tensão e angústia em cena e tudo isso sem deixar de lado a evolução da história do nosso protagonista. Dos filmes solo da Marvel Studios, este é o meu favorito. Um filmaço policial. Um filmaço de ação. Um filmaço de super-herói. 

01. VINGADORES (2012)

Publicity photo from the film "The Avengers"

A primeira reunião da família Marvel Studios é o melhor exemplo de como se fazer aventura de qualidade. Há obras de entretenimento que divertem juntamente com uma história complexa – o que não é ruim quando bem feito – e há outros entretenimentos que divertem apenas pela simplicidade. Aqui, não foi preciso contar a história de cada personagem, isto já tinha sido feito nos filmes separados, portanto, temos uma invasão alienígena na Terra e os heróis se unem para combater o inimigo. Simples assim. O resto são sequências de ação extasiantes – lindas de assistir – e cenas memoráveis de interação dos personagens. Cada um ganha seu momento heroico e os fãs, ao mesmo tempo, são levados à loucura. Haja coração! Sem dúvida, um dos momentos mais inesquecíveis que tive em uma sala de cinema.