Cinema

‘Oppenheimer’: Christopher Nolan recriou explosão de bomba atômica sem efeito digital, mas de forma prática

Longa-metragem está agendado para estrear nos cinemas em julho de 2023

(Foto: Universal Pictures)

Christopher Nolan revelou à revista Total Film que recriou a primeira detonação de uma arma nuclear sem efeitos CGI (imagens geradas por computador) como parte da produção de seu próximo filme, “Oppenehimer”.

O filme é estrelado por Cillian Murphy, colaborador de longa data de Nolan, como J. Robert Oppenheimer, uma figura importante do Projeto Manhattan e conhecido como o pai da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Nolan sempre favoreceu efeitos práticos em vez de efeitos visuais (ele até explodiu um Boeing 747 real para o filme “Tenet”), então não é surpresa que ele tenha seguido o caminho prático quando chegou a hora de filmar a explosão de uma arma nuclear.

“Acho que recriar o teste Trinity [a primeira detonação de uma arma nuclear, no Novo México] sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio”, disse Nolan. “Andrew Jackson – meu supervisor de efeitos visuais, eu o contratei desde o início – estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o teste Trinity em si, para recriar, com minha equipe, Los Alamos em uma mesa no Novo México em um clima extraordinário, muito do qual era necessário para o filme, em termos de condições muito duras lá fora – havia enormes desafios práticos.”

NOVA TECNOLOGIA IMAX PARA FILMAR

Nolan passou a chamar “Oppenheimer” de uma “história de imenso escopo e escala”, acrescentando: “É um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos de encontrar a amplitude da história de Oppenheimer. Houve grandes desafios logísticos, grandes desafios práticos. Mas eu tinha uma equipe extraordinária e eles realmente se destacaram. Vai demorar um pouco até terminarmos. Mas, certamente, ao ver os resultados chegarem e ao montar o filme, fico emocionado com o que minha equipe conseguiu alcançar.”

O diretor de fotografia de “Interestelar”, “Dunkirk” e “Tenet”, Hoyte van Hoytema, reuniu-se novamente com Nolan para “Oppenehimer”, e os dois conseguiram que a IMAX criasse um novo tipo de material para eles filmarem com a tecnologia.

“Desafiamos o pessoal da Kodak e da FotoKem. para fazer isso funcionar para nós”, disse Nolan. “E eles intensificaram. Pela primeira vez, conseguimos filmar IMAX em preto e branco. E os resultados foram emocionantes e extraordinários. Assim que Hoyte [van Hoytema, diretor de fotografia de Nolan desde ‘Interstellar’] e eu vimos os primeiros testes chegarem, sabíamos que esse era um formato pelo qual estávamos imediatamente apaixonados.”

“Oppenheimer”, da Universal Pictures, está agendado para estrear nos cinemas em 21 de julho de 2023.