Premiação

Oscar 2023: John Williams, aos 90 anos, é a pessoa viva mais indicada na história do prêmio com 53 indicações

Compositor foi indicado este ano pela trilha sonora de "Os Fabelmans"

(Foto: Divulgação)

O compositor John Williams, atualmente com 90 anos, bateu seu próprio recorde de ser a pessoa viva mais indicada ao Oscar na história da premiação. Este ano ele foi nomeado por seu trabalho com a trilha sonora de “Os Fabelmans”, conquistando sua 53ª indicação ao Oscar.

Williams só fica atrás do falecido Walt Disney, que detém o recorde de mais vitórias (22) e mais indicações (59) para um indivíduo na história do prêmio. Disney ganhou seu primeiro Oscar competitivo no 5º Oscar em 1932 por “Flores e Árvores”.

Em uma declaração após sua indicação, Williams disse: “Estou muito grato à Academia por seu gentil reconhecimento e imensamente grato a Steven Spielberg por me oferecer a oportunidade de compor a trilha sonora para este filme muito especial e pessoal.”

A primeira indicação de Williams foi em 1968 por “O Vale das Bonecas”, e ele ganhou cinco vezes desde então, a primeira vez em 1972 para “O Violinista no Telhado”. Suas outras vitórias incluem “Tubarão” em 1976, “Star Wars” em 1978, “E.T. o Extraterrestre” em 1983 e a “Lista de Schindler” em 1994. Claro, seus outros créditos incluem Jurassic Park, a série Indiana Jones e os três primeiros filmes de Harry Potter.

“Os Fabelmans” foi indicado na categoria de melhor trilha sonora ao lado de “Nada de Novo no Front”, “Babilônia”, “Os Banshees de Inisherin” e Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo”.

Além de Melhor Trilha Sonora, o filme semi-autobiográfico de Steven Spielberg, “The “Os Fabelmans”, recebeu sete indicações no total, incluindo melhor ator coadjuvante para Judd Hirsch, melhor atriz principal para Michelle Williams, melhor direção, melhor filme, melhor direção de arte e melhor roteiro original.

O Oscar 2023 acontece em 12 de março de 2023.