Premiação

Oscar: Angela Bassett, Mel Brooks e Carol Littleton estão entre os escolhidos para receber o Oscar Honorário este ano

Chamado de Governors Awards, o evento acontece este ano em 18 de novembro

(Foto: Divulgação)

Angela Bassett, Mel Brooks e Carol Littleton receberão Oscars honorários no Governors Awards deste ano, anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Além disso, Michelle Satter, do Sundance Institute, receberá o Jean Hersholt Humanitarian Awards. As quatro estatuetas serão apresentadas na 14ª cerimônia anual no sábado, 18 de novembro de 2023, em Los Angeles.

“O Conselho de Governadores da Academia está entusiasmado em homenagear quatro pioneiros que transformaram a indústria cinematográfica e inspiraram gerações de cineastas e fãs de cinema”, disse a presidente da Academia, Janet Yang. “Ao longo de sua carreira de décadas, Angela Bassett continuou a apresentar performances transcendentes que estabelecem novos padrões de atuação. Mel Brooks ilumina nossos corações com seu humor, e seu legado teve um impacto duradouro em todas as facetas do entretenimento. A carreira de edição de filmes de Carol Littleton serve de modelo para quem vem depois dela. Um pilar da comunidade do cinema independente, Michelle Satter desempenhou um papel vital nas carreiras de inúmeros cineastas em todo o mundo.”

O Prêmio Honorário é “para homenagear distinção extraordinária em conquistas ao longo da vida, contribuições excepcionais para o estado das artes e ciências cinematográficas ou serviço excepcional à Academia”.

ANGELA BASSETT

Bassett é uma figura amada em Hollywood há mais de 40 anos no cinema e na televisão. Ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz por sua interpretação impressionante de Tina Turner em “Tina: A Verdadeira História de Tina Turner” (1993). Ela conversou recentemente com a Variety refletindo sobre o filme que comemorou seu aniversário de 30 anos.

Mais recentemente, por sua atuação feroz como a rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (2022), ela conquistou sua segunda indicação ao Oscar agora como Melhor Atriz Coadjuvante, fazendo história como a primeira atriz de um filme da Marvel Studios e a primeira mulher de um filme de super-herói a receber tal indicação por atuação. Muitos de seus notáveis ​​créditos cinematográficos foram vinculados a outros que foram históricos na história da Academia, como “Os Donos da Rua” (1991), pelo qual John Singleton se tornou o primeiro cineasta negro, e a pessoa mais jovem de todos os tempos, indicado para melhor diretor, e “Pantera Negra”, o primeiro filme de super-herói indicado a melhor filme. Outros destaques de sua carreira incluem “Malcolm X” (1992), “A Nova Paixão de Stella” (1998), “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (2018) e “Soul” (2020).

MEL BROOKS

O lendário diretor, produtor, escritor, compositor e ator Mel Brooks começou sua carreira escrevendo rotinas de comédia para os programas de televisão de Sid Caesar e co-criando a clássica série “Agente 86”. Seu brilhantismo cômico é um dos raros momentos de reconhecimento significativo na história da Academia, demonstrado por sua hilária estreia como diretor e roteirista “Primavera para Hitler” (1967) com Gene Wilder, que lhe rendeu o Oscar de melhor roteiro original (derrotando queridinhos cinéfilos “2001: Uma Odisséia no Espaço” e “Faces”). Posteriormente, foi adaptado para o musical de sucesso da Broadway, que estabeleceu o recorde de mais vitórias de Tony com 12, três das quais foram para Brooks. Outros destaques da carreira em Hollywood são seus sucessos duplos de 1974, “Banzé no Oeste” e “Jovem Frankenstein”, que lhe renderam dois prêmios de canção original e roteiro adaptado.

Brooks, 96, é atualmente apenas uma das 18 pessoas a alcançar o status EGOT (ganhando vitórias competitivas do Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards). Este ano, ele também está na discussão do Emmy como produtor e narrador de sua tão esperada sequência “História do Mundo, Parte II”.

CAROL LITTLETON

A carreira de Carol Littleton como editora de filmes já dura quase cinco décadas. Ela ganhou sua única indicação ao Oscar de melhor edição de filme para o clássico de ficção científica de Steven Spielberg, “E.T. o Extraterrestre” (1982); seus outros créditos notáveis ​​incluem “O Reencontro” (1983), “Um Lugar no Coração” (1984) e “Sob o Domínio do Mal” (2004). Ela atuou como membro do Conselho de Governadores da Academia para o Ramo de Editores de Filmes e presidente e vice-presidente do Motion Picture Editors Guild. Ela também atua no Conselho de Administração da American Cinema Editors.

O Prêmio Humanitário Jean Hersholt, também uma estatueta do Oscar, é concedido “a um indivíduo nas artes e ciências cinematográficas cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria”.

MICHELLE SATTER

Satter é o diretor sênior fundador dos Programas de Artistas do Sundance Institute, que se concentra no impacto cultural de apoiar contadores de histórias independentes. Por mais de 40 anos, ela descobriu e promoveu as carreiras de centenas de cineastas notáveis ​​e premiados dentro da organização sem fins lucrativos, muitos de comunidades sub-representadas. Satter também liderou as iniciativas internacionais do Sundance Institute na Ásia, Europa, Índia, América Latina e Oriente Médio, além de ser fundadora e supervisionar o Sundance Collab, uma comunidade digital global de narrativa e plataforma de aprendizado.