Hollywood

Regras da greve dos atores de Hollywood

Greve começa oficialmente à meia-noite

(Foto: Divulgação)

O sindicato dos atores SAG-AFTRA divulgou as regras da greve para seus membros, apresentando o que eles podem ou não realizar em meio à paralisação do trabalho.

A greve começará à meia-noite, com os atores fazendo piquetes a partir da manhã de sexta-feira. Espera-se que as filmagens de grandes filmes sejam encerradas imediatamente.

As diretrizes, divulgadas na quinta-feira (13), afirmam que os 160.000 membros afetados do sindicato serão proibidos de todo o trabalho principal diante das câmeras – incluindo atuação, canto, dança e acrobacias – além do trabalho fora das câmeras, como dublagem e narração. Também são proibidos trabalhos de fundo e substitutos, negociações para serviços futuros e qualquer trabalho auxiliar para uma produção interrompida, entre outras coisas.

Agora que todas as atividades promocionais, como entrevistas, shows de premiação e podcasts, não são permitidos pelos membros do sindicato, os principais talentos não podem andar nos tapetes vermelhos de Veneza e Toronto ou participar das campanhas do Emmy For Your Consideration. Isto irá afetar os atuais eventos de divulgação de “Oppenheimer” e “Barbie”, além dos próximos lançamentos na TV e cinema.

“O impacto desta greve na indústria e em eventos como o nosso não pode ser negado”, disse um porta-voz do Festival de Cinema de Toronto em um comunicado. “Pedimos aos nossos parceiros e colegas que retomem um diálogo aberto. Continuaremos planejando o festival deste ano com a esperança de uma resolução rápida nas próximas semanas”.

A SAG-AFTRA anunciou a paralisação do trabalho após as negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers não chegarem a um consenso na noite de quarta-feira (12). O grupo que representa estúdios e streamers disse que “apresentou um acordo que oferecia salários históricos e aumentos residuais, limites substancialmente mais altos para pensões e contribuições de saúde, proteções de audição, períodos de opção de série reduzidos e uma proposta de IA inovadora que protege as semelhanças digitais dos atores”. O presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, chamou a oferta de “insulto e desrespeitoso com nossas contribuições massivas para esta indústria”.

Em um discurso na quinta-feira anunciando a greve, ela disse que os dois lados permanecem “distantes” em “muitas coisas”. Ela acrescentou: “Como eles alegam pobreza dando centenas de milhões de dólares para seus CEOs. É nojento. Que vergonha para eles. Eles estão do lado errado da história neste exato momento”.