Defesa

Sindicato dos Atores sai em defesa de Alec Baldwin: ‘O trabalho de um ator não é ser especialista em arma’

Ator será processado por homício involuntário após tragédia no set

(Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Atores de Hollywood, SAG-AFTRA, defendeu Alec Baldwin depois da notícia divulgada de que o ator seria processado por homicídio involuntário após o tiro que matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins nos set de filmagem do filme “Rust”, chamando o promotor do Novo México de “errado e desinformado” e disse que o ônus de garantir que as armas de fogo sejam manuseadas com segurança no set deveria não ser dever do ator.

“A alegação do promotor de que um ator tem o dever de garantir a operação funcional e mecânica de uma arma de fogo em um set de produção é errada e desinformada. O trabalho de um ator não é ser um especialista em armas de fogo ou outras armas”, diz o comunicado. “As diretrizes não tornam responsabilidade do artista verificar qualquer arma de fogo. Os artistas treinam para atuar, e não é exigido ou esperado que sejam especialistas em armas ou experientes em seu uso”.

A guilda, embora não nomeie nenhum outro membro da equipe pelo nome, diz que as diretrizes padrão da indústria para armas de fogo e o uso de munição vazia exigem um armeiro experiente responsável pelo manuseio de armas no set e que também deve estar sob a supervisão do Empregador.

RESPONSÁVEL PELOS ARMAMENTOS DO FILME

Nesse caso, a armeira de “Rust” era Hannah Gutierrez-Reed, que o promotor do Novo México anunciou na manhã de quinta-feira que também enfrentaria duas acusações de homicídio involuntário na morte de Halyna Hutchins. A expectativa é de que as cobranças sejam feitas até o final do mês. Nenhuma acusação foi mencionada para nenhum outro produtor ou empregador envolvido no filme, embora o diretor assistente do longa, Dave Halls, tenha concordado com um acordo judicial.

A pena sob a lei do Novo México para homicídio involuntário é de até 18 meses de prisão, juntamente com uma multa de $ 5.000, e isso se aplicaria a cada acusação a ser apresentada contra Baldwin e Gutierrez-Reed.

As acusações criminais iminentes ocorrem mais de um ano após um acidente fatal no set do filme de faroeste independente “Rust” em 21 de outubro de 2021, no qual o astro e produtor Baldwin segurou a arma de propulsão que disparou enquanto continha uma bala viva, matando Hutchins e ferindo o diretor de “Rust”, Joel Souza. Hutchins queria alinhar um ângulo de câmera e instruiu Baldwin a remover a arma de seu coldre enquanto apontava para a câmera, momento em que ela disparou e atingiu Hutchins no torso.

O QUE A PROMOTORA DISSE?

“Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls – tivesse feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje. É simples assim”, disse Andrea Reeb, promotora especial nomeada pelo promotor para o caso, em comunicado divulgado hoje. “As evidências mostram claramente um padrão de desrespeito criminoso pela segurança no set de filmagem de ‘Rust’. No Novo México, não há espaço para sets de filmagem que não levem a sério o compromisso de nosso estado com a segurança de armas e a segurança pública”.

DECLARAÇÃO COMPLETA DO SAG-AFRA

“A alegação do promotor de que um ator tem o dever de garantir a operação funcional e mecânica de uma arma de fogo em um set de produção é errada e desinformada. O trabalho de um ator não é ser um especialista em armas de fogo. As armas de fogo são fornecidas para seu uso sob a orientação de vários profissionais especializados diretamente responsáveis pela operação segura e precisa dessa arma de fogo. Além disso, o empregador é sempre responsável por fornecer um ambiente de trabalho seguro em todos os momentos, inclusive contratando e supervisionando o trabalho de profissionais treinados em armas.

“Os padrões da indústria para segurança com armas de fogo e uso de munição vazia estão claramente definidos no Boletim de Segurança 1, fornecido pela Comissão de Segurança de Gerenciamento de Trabalho de Toda a Indústria. As diretrizes exigem que um armeiro experiente e qualificado seja encarregado de todo o manuseio, uso e guarda de armas de fogo no set. Esses deveres incluem ‘inspecionar a arma de fogo e o cano antes e depois de cada sequência de tiro’ e ‘verificar todas as armas de fogo antes de cada uso’.

“As diretrizes não tornam responsabilidade do artista verificar qualquer arma de fogo. Os artistas treinam para atuar, e não é exigido ou esperado que sejam especialistas em armas ou experientes em seu uso. A indústria atribui essa responsabilidade a profissionais qualificados que supervisionam seu uso e manuseio em todos os aspectos. Qualquer pessoa que tenha uma arma de fogo no set deve receber treinamento e orientação sobre seu manuseio e uso seguro, mas todas as atividades com armas de fogo no set devem estar sob a supervisão e controle cuidadosos do armeiro profissional e do empregador”.