Cinema

Sofia Coppola revela que rejeitou dirigir ‘Crepúsculo’ e ‘A Pequena Sereia’

Diretora disse que sua versão de A Pequena Sereia não era a da Disney, mas mais fiel ao conto original

(Foto: Divulgação)

Sofia Coppola conversou recentemente com a revista Rolling Stone em sua turnê de imprensa para divulgar seu novo filme, “Priscilla”, e abordou dois grandes projetos que foram rejeitados por ela. O primeiro foi o último filme de “Crepúsculo”, “Amanhecer”, que a Summit Entertainment dividiu em dois filmes que foram lançados em 2011 e 2012 e arrecadaram um total combinado de US$ 1,5 bilhão nas bilheterias mundiais. Coppola revelou que sua jornada com o último longa da franquia “Crepúsculo” durou apenas um único encontro.

“Tivemos uma reunião e nunca foi a lugar nenhum”, disse a diretora. “Eu pensei que toda aquela coisa de imprinting com lobisomem era estranha. O bebê. Muito estranho! Mas parte do ‘Crepúsculo’ anterior poderia ser feito de uma forma interessante. Achei que seria divertido fazer um romance entre vampiros adolescentes, mas o último vai muito longe.”

Bill Condon acabou sendo contratado como diretor dos dois filmes finais de “Crepúsculo”. O bebê ao qual Coppola está se referindo é Renesmee, a criança híbrida vampiro/humano de Bella Swan e Edward Cullen.

COPOLLA TAMBÉM REJEITOU A PEQUENA SEREIA (não da Disney)

Outro projeto que Coppola falou com a Rolling Stone foi seu live-action “A Pequena Sereia”, que ela desenvolveu com a Universal Pictures e a Working Title por volta de 2014. Coppola estava planejando se distanciar do famoso filme de animação da Disney e retornar a história às suas raízes mais sombrias do conto de fadas original de Hans Christian Anderson. Ela deixou o projeto depois de entrar em conflito com os estúdios sobre o orçamento necessário para dar vida ao mundo subaquático, mas disse à Rolling Stone que sabia que o filme atingiu um ponto de ruptura depois que um executivo do estúdio mencionou que o longa deveria atrair homens mais velhos.

“Sim, houve [um ponto de ruptura]. Eu estava em uma sala de reuniões e um cara de desenvolvimento disse: ‘O que vai trazer o homem de 35 anos para a plateia?’ E eu simplesmente não sabia o que dizer”, disse Coppola. “Eu simplesmente não estava no meu elemento. Eu me senti ingênua e então me senti muito como o personagem da história, tentando fazer algo fora do meu habitat, e foi um paralelo engraçado da história para mim.”

Coppola disse ao IndieWire em 2017 que sua “A Pequena Sereia” não era a versão da Disney, acrescentando: “Na verdade, era o conto de fadas original, que é muito mais sombrio. Achei que seria divertido fazer um conto de fadas. Sempre adorei contos de fadas, então fiquei curiosa em fazer isso… Tornou-se uma escala muito grande. Eu queria filmar bem debaixo d’água, o que teria sido um pesadelo. Mas a fotografia subaquática é tão bonita. Até fizemos alguns testes. Não foi muito realista essa abordagem. Mas foi interessante pensar nisso.”