Premiação

‘To Leslie’: Andrea Riseborough não vai perder sua indicação, mas Academia planeja mudanças nas regras de campanha para o Oscar

Riseborough foi indicada a Melhor Atriz pelo filme "To Leslie"

(Foto: Divulgação)

A estrela de “To Leslie”, Andrea Riseborough, ainda tem uma vaga na corrida de Melhor Atriz no Oscar 2023.

No entanto, depois que a indicação surpresa da atriz na semana passada levantou questões sobre as táticas de campanha envolvidas, mudanças estão a caminho. Hoje, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou um comunicado após sua reunião anual pós-indicações com o Conselho de Governadores, abordando a situação e a decisão de manter a indicação de Riseborough. O CEO da Academia, Bill Kramer, também disse que a Academia atualizará suas regras de campanha nas próximas semanas.

Kramer disse que após uma revisão das táticas de campanha da equipe de “To Leslie”, a Academia “determinou que a atividade em questão não chega ao nível em que a indicação do filme deve ser rescindida. No entanto, descobrimos práticas nas mídias sociais e táticas de campanha de divulgação que causaram preocupação. Essas táticas estão sendo abordadas diretamente com as partes responsáveis”.

O escândalo começou quando postagens nas redes sociais de estrelas vencedoras do Oscar, como Gwyneth Paltrow e Kate Winslet, divulgaram o desempenho de Riseborough no drama independente de micro-orçamento. Quando Riseborough finalmente garantiu uma indicação na categoria de Melhor Atriz, enquanto as esperadas indicadas Viola Davis (“A Mulher Rei”) e Danielle Deadwyler (“Till”) não conseguiram, um debate foi iniciado sobre se as táticas de campanha da equipe de “To Leslie” foram ou não justas.

“O objetivo dos regulamentos de campanha da Academia é garantir um processo de premiação justo e ético”, disse a Academia em seu comunicado. “Esses são os valores fundamentais da Academia. Dada esta revisão, é evidente que os componentes dos regulamentos devem ser esclarecidos para ajudar a criar uma estrutura melhor para campanhas respeitosas, inclusivas e imparciais”.

Um sentimento semelhante foi compartilhado com os membros da Academia por e-mail, que incluía hiperlinks para os Padrões de Conduta, regras de prêmios e regulamentos de campanha da organização. (“To Leslie” não foi nomeado.) “À medida que avançamos para a votação final, certifique-se de seguir os Padrões de Conduta da Academia e as regras atuais do Prêmio e regulamentos de campanha”, escreveu Kramer em seu e-mail aos membros. “Além disso, evite discutir publicamente suas preferências de voto ou tentar persuadir outras pessoas a votar da mesma forma.”

Kramer acrescentou que as mudanças oficiais virão “após este ciclo de premiação e serão compartilhadas com nossos membros”. Nenhum cronograma específico foi fornecido, embora o Conselho de Governadores normalmente se reúna várias semanas após a cerimônia do Oscar, que acontece este ano em 12 de março de 2023.