Economia

Acerto das contas públicas em Goiás é tratado como referência na Globo News

O modelo de ajuste fiscal  adotado pelo Governo de Goiás desde o final de 2014…

O modelo de ajuste fiscal  adotado pelo Governo de Goiás desde o final de 2014 foi citado como referência durante o programa “Em Pauta”, da Globo News, por ter evitado que o Estado entrasse em uma trajetória de colapso financeiro. Diversos entes federados no país passam por complicada situação financeira, inclusive atrasando salários dos servidores públicos.

Ao comentar a situação do Rio de Janeiro, que ontem decretou estado de calamidade em função da crise financeira e da realização dos Jogos Olímpicos, a jornalista de economia Mara Luquet citou como exemplo positivo as medidas de redução de gastos e contenção do crescimento da folha de pagamento feitas pelo governador Marconi Perillo.

O caso mais emblemático é do Rio de Janeiro que teve sua situação fiscal agravada pela crise econômica do País e decretou estado de calamidade pública nesta sexta-feira. Goiás, ao contrário, trilha um caminho mais robusto, conseguindo reduzir despesas e cumprir com todas suas obrigações, na avaliação do programa de TV, que foi ao ar ontem.

A jornalista e comentarista de economia, Mara Luquet, elogiou as ações de implementadas pelo Governo de Goiás: “Eles fizeram um ajuste fortíssimo”, lembrando de medidas como a redução de gastos com custeio, redução de investimentos e o adiamento da data-base e de aumentos programados para os servidores.

Mara Luquet disse que houve coragem para enfrentamento desses problemas pois gera “custo político”, mas ressaltou que o trabalho do governador Marconi Perillo e da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, e engajamento de todo o governo foram determinantes para que os bons resultados viessem. “É importante [que os outros Estados observem esse modelo] pois também terão que passar por essa reestruturação”, afirmou a jornalista.

A comentarista explicou ainda que se essas ações que permitiram o maior ajuste fiscal proporcional do País não tivessem sido tomadas, Goiás estaria em situação semelhante à de outros Estados da federação como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que também passam por situação similar.