Aparecida recebe subestação e linha de distribuição de alta tensão
Trata-se da primeira grande obra da Equatorial em Goiás
Aparecida de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (27), um novo complexo de alta tensão. Este inclui uma nova subestação, bem como uma linha de distribuição de alta tensão.
Esta é a primeira grande obra da Equatorial, em Goiás. O investimento foi de R$ 75 milhões.
Segundo a empresa, o complexo vai garantir energia para indústrias e grandes empresas do município, incluindo o Distrito Industrial. Além disso, servirá para novas ligações residenciais, o que vi facilitar manobras com transferências de circuitos entre as subestações.
Vale lembrar, a empresa assinou em 23 de fevereiro a transferência da concessão da distribuição de energia elétrica. Ela substituiu a Enel.
No dia 29 de dezembro de 2022, o Grupo Equatorial Energia iniciou sua atuação em Goiás, após conclusão da aquisição da distribuidora. Como se trata de concessão pública, era necessário assinar um aditivo ao contrato de concessão, a fim de formalizar a alteração do controlador junto à União, representada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A aprovação do plano de transferência ocorreu no dia 9 de dezembro de 2022.
A companhia comprou a Celg-D por cerca de R$ 1,6 bilhão e assumiu a distribuição de energia em 237 municípios da área de concessão, que abrigam 3,3 milhões de unidades consumidoras. Em Goiás, a empresa já anunciou a construção de duas novas subestações neste ano, uma em Goiânia e outra em Aparecida de Goiânia; além de três novas linhas de distribuição.