Saúde

Após batida da Vigilância Sanitária, chef Roberta Sudbrack fecha o estande no Rock in Rio

A Vigilância Sanitária descartou queijos e outros produtos que seriam utilizados no preparo dos pratos da chef. O motivo, segundo Roberta, foi a falta de “um carimbo, um selo” nas embalagens

A chef Roberta Sudbrack participaria da área de alimentação gourmet do Rock in Rio, mas resolveu fechar as portas do seu estande ainda na primeira noite do festival. Uma batida da Vigilância Sanitária descartou queijos e outros produtos que seriam utilizados no preparo dos pratos da chef. O motivo, segundo Roberta, foi a falta de “um carimbo, um selo” nas embalagens.

“Jogaram fora mais de 80kg de queijo dentro da validade, linguiça fresca e previamente aprovada pelo controle do evento. Tudo, inclusive, inspecionado pelos órgãos sanitários dos seus estados”, afirmou a chef em nota divulgada no Facebook. O argumento da vigilância, segundo Roberta, foi que os produtos não tinham aprovação para comercialização durante o Rock in Rio.

Ainda em nota nas redes sociais, a chef diz que entrou com uma liminar na Justiça para que os alimentos não sejam descartados, e sim doados a pessoas carentes. “E me comprometo não só a doar, mas preparar essa comida da melhor qualidade, da qual eu me orgulho de servir há 25 anos, para quem precisa”, finaliza.

Veja o desabafo de Roberta em seu perfil no Instagram:

 

A vigilância sanitária do Rio de Janeiro invadiu o meu estande no Rock in Rio com quase 15 pessoas e decretou que os queijos brasileiros, bem como a charcutaria brasileira da melhor qualidade, meus fornecedores há pelo menos 20 anos, não são bons o bastante para comercialização. Sem nenhum bom senso ou razoabilidade, jogaram fora mais de 80kg de queijo dentro da validade, assim como 80kg de linguiça fresca e previamente aprovada pelo controle do evento Rock in Rio. Todos inspecionados pelos órgãos sanitários dos seus Estados. O motivo? Faltava 1 carimbo, um selo, uma coisa qualquer. Estou fechando a minha operação no Rock in Rio porque a minha ética, o meu profissionalismo e as minhas convicções não me permitem ver uma cena dessas. Comida da melhor qualidade sendo jogada fora enquanto tantas pessoas morrem de fome no mundo. O meu prejuízo provavelmente é do tamanho desse mesmo mundo, mas minha dignidade e as minhas crenças são maiores! POR FAVOR COMPARTILHEM! ME AJUDEM A SALVAR A DIGNIDADE DA GASTRONOMIA BRASILEIRA! Mas não compartilhem pouco. Por favor COMPARTILHEM MUITO! Estou entrando com uma liminar na justiça para salvar o restante de toda a mercadoria que temos em estoque para que possamos pelo menos doar a quem precisa. E me comprometo não só a doar, mas preparar essa comida da melhor qualidade e da qual eu me orgulho de servir há mais de 25 anos para quem precisa. Por favor compartilhem! Obrigada ??

Uma publicação compartilhada por Roberta Sudbrack (@robertasudbrack) em

 

(Com informações da Veja)