MALDADE

Banhistas retiram da água, torturam e matam tubarão no Ceará

Alguns banhistas retiraram um tubarão da água, torturaram e mataram o animal na praia do…

Alguns banhistas retiraram um tubarão da água, torturaram e mataram o animal na praia do Balbino, na cidade de Cascavel, no Ceará, na tarde deste domingo (14) - Banhistas retiram da água, torturam a matam tubarão no Ceará
Banhistas retiram da água, torturam a matam tubarão no Ceará (Foto: Divulgação)

Alguns banhistas retiraram um tubarão da água, torturaram e mataram o animal na praia do Balbino, na cidade de Cascavel, no Ceará, na tarde deste domingo (14). As testemunhas registraram a violência.

O tubarão nadava próximo à faixa de areia e chamou atenção de banhistas. Ao perceber a aproximação do animal, um grupo decidiu retirá-lo da água e, em seguida, começou a torturá-lo.

Nos vídeos que circulam na internet é possível ver o grupo desferindo chutes contra o animal e pessoas introduzindo pedaços de madeira na boca do tubarão. Além da tortura, o tubarão foi amarrado em um buggy, que saiu arrastando o peixe pela areia até um local onde ele foi retalhado e divido por várias pessoas. Um vídeo do YouTube mostra a cena com uma música de fundo, como se o tortura ao animal fosse um tipo de aventura.

tubarão - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo

Momento em que ele é arrasto pelo automóvel  (Foto: Reprodução/vídeo)

O tatuador Inocêncio Firmino disse que, em sua opinião, o ataque configura crime ambiental. “O animal estava no habitat dele. Sem mexer com ninguém. Os homens ficaram doidos quando viram. Um absurdo isso. Agrediram o bicho de todo jeito”.

A prefeitura de Cascavel emitiu nota de repúdio. No comunicado, a gestão informa que o tubarão morto é da espécie cação mangona. Segundo o município, a prefeitura já está trabalhando para identificar as pessoas envolvidas no crime ambiental, junto à Polícia Ambiental.

O biólogo e professor Hugo Fernandes explicou que a espécie é comum no litoral cearense e que não há registro de incidente com banhistas no Ceará. “É uma espécie que não oferece risco aos banhistas. Está certo que, em Pernambuco, há vários registros de incidentes dessa espécie e de tubarão-tigre, mas lá há um desequilíbrio ambiental específico que justifica isso”.

Nas redes sociais, a Associação Balbino disse que vai apurar os fatos. “Nos comprometemos a apurar os fatos ocorridos na Praia do Balbino na manhã deste domingo e a tomar as medidas que julgarmos pertinentes. Não nos furtaremos da responsabilidade que nos cabe, enquanto associação reconhecida pela sua história de luta pelo bem-viver nestas terras”.

Assista aos vídeos:

*Com informações do UOL