MEIO AMBIENTE

Barragem em Minas Gerais entra em nível de alerta

A Barragem de Córrego do Sítio em Minas Gerais sofreu uma alteração em seu nível…

Barragem em Minas Gerais entra em nível de alerta (Foto: Reprodução/Google Earth)
Barragem em Minas Gerais entra em nível de alerta (Foto: Reprodução/Google Earth)

A Barragem de Córrego do Sítio em Minas Gerais sofreu uma alteração em seu nível de segurança e entrou em nível 1 de alerta. A medida preventiva foi tomada após a identificação de uma trinca na estrutura, que fica na cidade de Santa Bárbara, na Região Central do estado.

Segundo informações do G1, não houve acionamento de sirene ou necessidade de evacuação da área. A mineradora AngloGold Ashanti, responsável pela estrutura, informou que a a medida é preventiva e foi tomada após uma inspeção de rotina identificar a trinca.

Este o primeiro nível de alerta de uma escala que vai até três, sendo o último indicando um risco iminente de rompimento. No caso da barragem de Santa Bárbara, a mineradora afirma que não há até o momento risco da estrutura entrar em colapso.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou uma vistoria no local nesta sexta-feira e informou que os diagnósticos para o caso ainda estão sendo feitos e que está monitorando a situação.

Em nota, a AngloGold Ashanti informa que recebeu o laudo de empresa externa especializada atestando que o fator de segurança da barragem CDS II se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura. O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50.

A mudança preventiva para nível 1 de alerta seguirá até que os estudos e análises da auditoria externa especializada sejam avaliados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que acompanha o caso. A empresa segue com inspeções diárias, implementação das ações recomendadas pela auditoria e reforça que a situação permanece estável, e ressalta que colocou uma equipe em campo nas comunidades para explicar e tranquilizar os moradores. Em caso de dúvidas, os moradores da região podem entrar em contato com nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500.