Em dois anos

Casamento comunitário de Aparecida de Goiânia já realizou 1,2 mil cerimônias gratuitas

Interessados podem se inscrever na 4ª edição até o dia 20; faltam 140 vagas a serem preenchidas

Projeto realiza cerimônia para casais que não têm condições de arcar com o casamento sozinhos

O projeto de Casamento Comunitário da Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia já casou mais de 1,2 mil pessoas ao longo de dois anos. Casais que não têm condições financeiras de pagar uma cerimônia de casamento podem se inscrever no projeto. O prazo é até o dia 20 de setembro e ainda há 140 vagas a serem preenchidas na 4ª edição do projeto.

Quem participou do projeto se emociona ao lembrar da cerimônia. Esse é o caso da auxiliar de serviços gerais, Maria de Jesus Nascimento Valverde. Ela se casou com Hilton Pereira Valverde em setembro de 2017, na primeira edição. Ela morava com o companheiro há cinco anos antes de oficializar a união. “Me inscrevi no projeto porque não tinha condições de me casar”, disse Maria. Ela ressaltou que o evento não perde em nenhum quesito para outros casamentos. “Teve tudo: flores, tapete vermelho, assinatura do casamento civil e uma palestra bonita do juiz de paz do cartório”, relembra.

O programa Casamento Comunitário garante aos noivos a certidão de casamento sem custo. No dia da cerimônia, a Secretaria de Assistência Social recebe os casais e convidados em um espaço todo decorado com flores e uma mesa de bolo para servir de cenário às fotos.

A primeira-dama de Aparecida de Goiânia e responsável pelo projeto, Mayara Mendanha, conta que vários casais interessados no casamento comunitário já têm filhos e até netos. “A oficialização da união contribui para fortalecer os vínculos familiares, renovando o relacionamento entre pessoas que, na maior parte das vezes, moram juntas há vários anos”, explica.

Para se inscrever, as duas pessoas devem levar, nesse primeiro contato, a carteira de identidade, CPF, comprovantes de endereço e de renda. Beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) também devem apresentar na Secretaria os cartões desses dois programas. Na pré-inscrição são dadas instruções das providências que precisam ser tomadas para deixar tudo pronto até o dia do casamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (62) 3545-5970.

O programa é executado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Assistência Social, junto com parceiros da iniciativa privada. O Cartório Oliveira e o Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL) da OAB, que fica em Aparecida, são duas das instituições que ajudam a realizar esse sonho dos casais.