Catador de recicláveis resgatado de situação análoga à escravidão reencontra a mãe após 10 anos
Equipe de resgate proporciona encontro virtual emocionante entre catador e sua mãe, que não se viam há uma década
Um catador de recicláveis que vivia em condições subumanas, dormindo em um colchão no chão entre entulhos em Goiânia, teve um momento emocionante após reencontrar a mãe. Eles não se viam há 10 anos.
A equipe que realizou a operação de resgate se comoveu com a história e decidiu empreender esforços para localizar a família dele e possibilitar um encontro virtual com sua mãe. O catador de recicláveis havia deixado o estado do Mato Grosso há uma década, em busca de oportunidades de trabalho em Goiás.
Ao tomar conhecimento da história do catador, a equipe de fiscais do trabalho solicitou a ajuda da Polícia Civil do Mato Grosso para localizar a família do homem. A tarefa de encontrar uma família não foi fácil, pois o catador tinha poucas informações sobre sua origem. No entanto, por meio do nome, a polícia conseguiu identificar a família.
O homem estava entre os catadores que foram resgatados pelo Ministério do Trabalho durante uma operação de combate ao trabalho escravo em um galpão de reciclagem na capital. Os trabalhadores resgatados viviam em quartos improvisados entre os entulhos, em condições precárias, compartilhando apenas um banheiro para cerca de 20 pessoas.
Entre os trabalhadores resgatados, havia uma mulher grávida e uma idosa. O gerente do galpão de reciclagem e o proprietário da empresa foram presos.