FINADOS

Cemitérios municipais passam por reforma para feriado de Finados, em Goiânia

Os quatro cemitérios municipais de Goiânia passam por reformas para receber os visitantes durante o…

Cemitérios municipais passam por reformas para receber visitantes no feriado de finados
Cemitérios municipais passam por reformas para receber visitantes no feriado de finados (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Os quatro cemitérios municipais de Goiânia passam por reformas para receber os visitantes durante o feriado de Finados, que acontece na próxima quarta-feira (2). Os serviços de manutenção, como roçagem, pintura e limpeza, serão feitos por servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Na tarde de quarta-feira (27), o órgão realizou um mapeamento nos cemitérios. A estimativa é que 200 funcionários do órgão participem das reformas.

A supervisão do trabalho de reorganização do cemitério Santana, cemitério Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade está a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (Sedhs). Recentemente, a Comurg fechou contrato com a prefeitura de R$ 5,8 milhões para reforma geral dos cemitérios e outros centros municipais.

Cemitérios municipais passam por reformas para receber visitantes no feriado de finados (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A equipe do Mais Goiás esteve no cemitério Santana na manhã desta sexta-feira (28) e verificou que o local, onde estão enterrados personagens ilustres como Pedro Ludovico Teixeira e Alfredo Nasser, está em condições precárias. Há túmulos abertos, muros quebrados, mato alto e lixo.

Garis já realizam os trabalhos de limpeza e pintura nos cemitérios municipais (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A reportagem constatou ainda que, apesar da lista de ações a serem feitas ainda não ter sido definida por completo, os garis já cuidam da limpeza e pintura do local. Os muros quebrados também devem ser reconstruídos, segundo a Sedhs.

Vale ressaltar que a responsabilidade da manutenção dos jazigos são dos familiares e que casso de abandono de sepultura podem gerar processos administrativos e multas. “Caso a família ou responsável não tome as medidas necessárias para garantir o cuidado com o jazigo, tais como execução de obras e pagamento das taxas devidas, após prazo de 90 dias, o terreno será revertido ao município, sem direito à reclamação ou indenização”, explica a pasta.

Além disso, agentes de saúde também realizam vistorias nos cemitérios para identificar e combater possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Agentes de saúde vistoriam cemitérios para identificar focos do mosquito da dengue (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

LEIA MAIS

Supeito é preso após furtar objetos de túmulos em cemitério de Anápolis

Homem abandona regime semiaberto e é preso ao dormir em túmulo de cemitério de Iporá (GO)

PC indicia suspeito de furtar vasos de flores e outros itens de túmulos do cemitério de Uruaçu (GO)

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt