Falta de energia

Centro-Oeste e sudeste devem permanecer na seca em outubro, diz ONS

As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem permanecer na seca durante o mês de outubro. A…

Centro-Oeste e sudeste devem permanecer na seca em outubro, diz ONS
Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem permanecer na seca durante o mês de outubro. A informação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), publicada nesta sexta-feira (24). A expectativa é que os reservatórios cheguem ao fim do próximo mês, com 12,6% de sua capacidade de armazenar energia.

De acordo com o informe, as chuvas nas duas regiões, consideradas a caixa-d’água do setor elétrico brasileiro, devem ficar em 57% da média histórica. Isso deve fazer com que o nível dos reservatórios caia ainda mais. Nesta quinta-feira (23), eles estavam em 17,48%.

De acordo com o diretor-geral da ONS, Luiz Carlos Ciocchi, não há possibilidade de racionamento de energia no país em 2021. Entretanto, podem haver apagões localizados em horário de pico. “Esse período de outubro a novembro é mais crítico, a carga aumenta, o calor aumenta, o uso de ar condicionado aumenta, mas temos as termelétricas e acreditamos que teremos condição de enfrentar o atendimento com segurança”, ressaltou.

A operadora afirmou também que vê chuvas perto da média em outubro no Sul, o que deve ajudar a elevar em 5 pontos percentuais o nível dos reservatórios da região, que chegariam ao fim do mês com 35,6% de sua capacidade de armazenar energia. Já a região Nordeste também perderá água, com os reservatórios chegando ao fim do mês em 26,1%, contra 42,75% nesta quinta.

Economia de energia

O governo federal deve fazer um leilão no mês de outubro para contratar usinas termelétricas por cinco anos. Atualmente elas não possuem contrato, mas vêm gerando energia a preços elevados para ajudar a enfrentar a crise.

O objetivo do leilão é ajudar a encher novamente os reservatórios, que estão em níveis historicamente baixos. Com contratos mais longos, o governo espera reduzir o custo dessa energia emergencial.

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro fez um apelo para que a população economize energia elétrica. “Se puder apagar uma luz na tua casa apaga, eu peço por favor. Não use elevador. Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio é muito mais saudável, ajuda o Brasil”, afirmou.

Com informações de FolhaPress