CRISTO REDENTOR

Comemorações do aniversário de 91 anos do Cristo teve missas, bolo e neblina

O aniversariante estava encoberto por uma grossa camada de neblina e mal dava para ser…

Neblina no aniversário de 91 anos do Cristo Redentor (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

O aniversariante estava encoberto por uma grossa camada de neblina e mal dava para ser visto, mesmo por quem estava bem de perto. Mas, não foi suficiente para frustrar as expectativas do público ou tirar o brilho da festa de aniversário de 91 anos de inauguração do principal monumento da cidade: o Cristo Redentor.

Dezenas de turistas compareceram ao local e muitos só descobriram ao chegar no alto do Corcovado que se tratava de uma data especial, à qual foram reservadas comemorações que continuam ao longo de todo o mês de outubro.

A festa de aniversário começou cedo, com uma missa de ação de graças, às 7h, seguida da distribuição de fatias de um bolo oferecido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarça). Ao meio-dia foi celebrado o Angelus e outra missa. Ao final da celebração, o sol apareceu por poucos minutos, mas foi suficiente para ser saudado com aplausos pelo público presente, que de câmeras dos celulares em punho aproveitou para garantir as imagens do monumento que vinha tentando fazer desde cedo.

Durante a celebração, o Padre Ramon Nascimento, do Santuário do Cristo Redentor, lembrou que apesar de o país viver um momento de polarização política, somos um só povo. E, apelou pela união de todos por um bem comum, onde a paz, a fraternidade e a humanidade sejam os principais objetivos a serem perseguidos.

— A grande mensagem é essa esperança que Deus nos traz. Se a gente começar a ouvir um pouco Cristo, a gente vai construir um mundo muito melhor, mais humano e mais fraterno. Devemos nos lembrar que como Cristo está de braços abertos, precisamos aprender a abrir nossos braços para os outros, para a gente mudar essa sociedade e transformar nosso mundo — disse o religioso, depois da celebração.

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, fez com que um grande número de turistas comparecesse ao monumento, apesar do tempo nublado. A neblina prejudicou a selfie, escondendo a vista estonteante da cidade a partir dos pés da estátua, mas não desanimou ou frustrou quem vinha de longe e visitava o lugar pela primeira vez.

As celebrações pelo aniversário do Cristo prosseguem ao longo do feriado. Para as 15h haverá orações do Terço da Misericórdia. A última missa está programada para as 17h, também no santuário.