no xadrez

Daniel Silveira é preso pela Polícia Federal

O ex-deputado federal ficará sem assento após tentar uma vaga para o Senado

Daniel Silveira chama Do Val de Palhaço e nega ter planejado golpe
Daniel Silveira chama Do Val de Palhaço e nega ter planejado golpe (Foto: Agência Brasil)

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso na manhã desta quinta-feira em Petrópolis, no Rio de Janeiro. De acordo com o G1, fontes da Polícia Federal afirmam que havia “muito dinheiro na casa” do ex-parlamentar no momento da detenção.

Daniel ficará sem assento após tentar uma vaga para o Senado. Apoiado por Bolsonaro, ele recebeu cerca de 1,5 milhão de votos dos eleitores fluminenses, apesar de sua candidatura ter sido indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) após ser preso e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em fevereiro de 2021, o deputado foi preso em flagrante por ordem do STF depois de gravar um vídeo com ofensas a ministros da Corte e em defesa do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Ele foi solto em novembro, mas permaneceu a maior parte do tempo em prisão domiciliar.

Condenação e perdão de Bolsonaro

Daniel Silveira está sujeito a medidas cautelares desde que foi condenado pelo STF, em abril de 2022, por estímulo a atos democráticos e ataques a autoridades e instituições.

A pena de 8 anos e 9 meses de prisão foi perdoada por Jair Bolsonaro, mas as medidas complementares (como tornozeleira e multa) seguiram em vigor.

Desde então, o STF já havia multado Silveira por descumprimento dessas medidas cautelares, mas não havia determinado prisão ligada ao caso.

O parlamentar também é alvo de outras restrições, como a proibição de uso das redes sociais – que o ex-deputado federal também burlou.

*Com informações do G1