Off-line

De surpresa, Fotolog sai do ar

Descansa em paz um dos últimos remanescente da saudosa internet 1.0! Na noite de quinta-feira…

Descansa em paz um dos últimos remanescente da saudosa internet 1.0! Na noite de quinta-feira (7/01) sem qualquer aviso prévio, a avó das redes sociais baseada em fotografias, o Fotolog, ficou 100% off-line. Mais antigo que o Orkut e o Facebook, ele deu um algo mais para os já conhecidos blogs. A parte mais impressionante é que os usuários nem sequer foram notificados. Lançada em 2002, o formato de blog com fotos tomou a nascente banda-larga brasileira de assalto, fazendo sucesso especialmente entre os adolescentes. Existia até mesmo um concorrente brasileiro, o Flogão.

 As primeiras webcelebridades brasileiras surgiram no Fotolog, como a ex-VJ da MTV Brasil Mari Moon e o Senhor Orgastic, vulgo Serginho do BBB 10. Em seus tempos áureos entre 2007 e 2009, o Fotolog chegou a ter 33 milhões de usuários. Era tanto sucesso que ele chegou a ter um modo pago. No gratuito, havia limite de comentários, só era possível postar uma foto por dia e ele chegou a limitar o número de IPs por país. Conforme redes sociais plenamente desenvolvidas surgiram, o site caiu em desuso e acabou sepultado com o Instagram, que faz quase a mesma coisa só que melhor.

Não há um parecer oficial por parte dos criadores, mas sua página no Facebook não era atualizada desde junho do ano passado e seus aplicativos foram removidos da Google Play e da App Store. Ainda é possível encontrar o endereço pelo Google, por exemplo, mas a página cai, indicando que ele realmente saiu do ar. O atual dono do site é o francês Sven Lung que possui 51% dele enquanto os outros 49% são do grupo francês Hi-Media. Sven ainda não deu declarações. Em 2007, o Hi-Media comprou o Fotolog de seus criadores originais nova-iorquinos por US$ 90 milhões.