Concurso

Denúncias de fraude em avaliação psicológica resulta em adiamento do concurso da PC de Goiás

Instituto AOCP adia as próximas etapas do concurso após denúncias de candidatos sobre irregularidades na análise de recursos da avaliação psicotécnica

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

As novas etapas do concurso da Polícia Civil de Goiás, conduzido pelo Instituto AOCP, serão adiadas. A decisão ocorreu depois que quase 80 candidatos denunciaram que tiveram laudo do exame psicotécnico assinado por psicólogo que não estava vinculado à banca.

De acordo com os 79 candidatos à vaga de Agente de Polícia da 3ª Classe, o indício de fraude veio à tona depois que os reprovados no certame tiveram recurso negado e procuraram o profissional para tomar ciência dos motivos da desclassificação.

Psicólogo negou envolvimento com certame

Segundo registro feito na Polícia Civil, na referida ocasião, o profissional negou que tivesse feito as avaliações e reforçou que não fazia parte do processo seletivo.

De acordo com a Polícia Civil, o psicólogo, residente na cidade de Maringá, no Paraná, teve o nome e o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) utilizados de forma indevida.

A corporação também se manifestou por meio de nota: “a Polícia Civil de Goiás esclarece que o concurso público em andamento para o ingresso na instituição (Edital nº 006/2022-SEAD-PCGO) não está sob sua égide e execução. Entretanto, quaisquer notícias de possíveis irregularidades estão sendo devidamente apuradas”.

Também em nota, o Instituto AOCP afirmou que tomou conhecimento das possíveis irregularidades e que está apurando o ocorrido. A organizadora afirma estar empenhada em avaliar a situação o mais rápido possível para dar continuidade ao certame.

Exigências do edital

A avaliação psicológica, de acordo com o edital do concurso, analisa características como estabilidade emocional, comando e liderança, julgamento/percepção, iniciativa, produtividade e tomada de decisão, maturidade, confiança, controle da agressividade e da ansiedade, adaptação e resiliência, resistência à frustração e à pressão, sociabilidade e competência no relacionamento interpessoal, deferência e obediência às normas e regras, empatia, responsabilidade e persistência, capacidade atencional e fobias.