Conscientização

Depressão é tema de campanha do Dia Mundial da Saúde em municípios goianos

Doença que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, a depressão…

Doença que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, a depressão é o tema da Campanha do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira, 7 de abril. Durante a semana inúmeros eventos acontecem em municípios goianos para lembrar a data. O ponto alto da campanha acontece nesta sexta-feira (7), no Buriti Shopping – em frente ao supermercado Bretas -, das 10 horas às 16 horas. Será distribuído material educativo com informações sobre promoção e prevenção à saúde, realizados testes e exames e ministradas rodas de conversas com a participação de especialistas.

O evento no Buriti Shopping abordará os diversos aspectos da depressão e de outros importantes agravos que atingem a população. O gerente de Saúde Mental, Rogério Borges da Silva, antecipa que durante todo o dia serão realizadas rodas de conversas sobre sintomas, cuidados e tratamento da depressão com a participação do público e de especialistas. Além disso, os técnicos informarão à população sobre as unidades que prestam atendimento à doença.

A equipe da Gerência de Saúde Mental da SES-GO selecionou o tema Depressão: Vamos falar abertamente?!. A proposta é fazer algo semelhante à campanha da OMS, cujo lema é Let’s talk (Vamos conversar, em Português). A Campanha de Saúde Mental objetiva ampliar a divulgação e o debate sobre a depressão em todos os municípios. Visa, ainda, estimular o acesso das pessoas com depressão aos serviços, qualificar as equipes e desmistificar algumas concepções sobre os serviços de atendimento à saúde mental, que ainda estão marcados por um imaginário de tratamentos considerados ineficientes, e diminuir a medicalização desnecessária.

Os diversos aspectos da depressão, entretanto, correspondem a apenas um dos itens a ser abordado na Campanha do Dia Mundial da Saúde. A enfermeira da Coordenação de Promoção à Saúde, Eunice Sales, assinala que no evento também serão abordadas questões determinantes para a ocorrência de doenças graves que também levam sérios riscos à população.

“Na Campanha do Dia Mundial da Saúde vamos enfocar temas que agravam a saúde como tabagismo, alimentação inadequada, álcool e outras drogas e violência no trânsito”, enfatiza. Além disso, serão feitas orientações para a prevenção de enfermidades como dengue, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, hipertensão, diabetes e hepatites, entre outras.

7% da população brasileira diagnosticada com depressão
A depressão foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tema central do Dia Mundial da Saúde devido à sua importância no contexto da saúde. Os dados da OMS apontam que cerca de 10% da população do planeta apresenta algum tipo de depressão. No Brasil, os dados são igualmente preocupantes. Levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um índice de 7,6% da população brasileira diagnosticada com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas.

Rogério Borges destaca que os casos de depressão podem ser tratados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou mesmo nos centros de saúde municipais. Em todo o Estado existem 77 Caps. Destes, 9 estão localizados em Goiânia.