Férias

Dez dicas de jogos para aproveitar as férias

AAAh, férias! A melhor época do ano em que tudo o que se tem pra…

AAAh, férias! A melhor época do ano em que tudo o que se tem pra fazer é fazer nada! Bons tempos! Mas não fazer nada pode acabar naquele marasmo de não ter nada pra fazer. Para salvar você e seus amigos do tédio, nós separamos dez dicas de jogos novos e velhos, de estratégia e tiro, de jogar com os amigos ou como o Han: solo. Confira aí.

1. Total War: Warhammer (PC)

Lançado em maio, o novo jogo de estratégia marca o encontro da série Total War da Creative Assembly com o universo Warhammer da Games Workshop. A graça está um liberar o conquistador dentro de você e dominar o mundo com quatro facções muito diferentes: os Peles-verdes, os anões, o Império dos Homens e os Condes Vampíricos. O jogo é belíssimo, desafiador e possui um grande fator de replay, além de permitir jogar com seus amigos. É uma boa pedida para longas madrugadas de tédio.

Recomendamos na mesma pegada: Warhammer 40,000: Dawn of War; Warhammer 40,000: Dawn of War II, Total War: Rome, Age of Empires II HD Edition, Starcraft II: Wings of Liberty

 

2. DOOM (PC, PS4, Xbox One)

Se você está muito estressado, não tem paciência para estratégia e só precisa liberar toda essa tensão de seis meses de trabalho esmagando algumas coisas, o novo DOOM foi feito pra você. Em um mundo infernal, cheio de carnificina e Heavy Metal, o herói de DOOM não sofre de trauma: ele é o trauma. Com uma jogabilidade sanguinolenta inspirada nos anos 1990, você vai fuzilar, serrar ao meio e esmagar com as próprias mãos legiões intermináveis de zumbis, esqueletos e demônios. Por incrível que pareça, é uma sensação profundamente catártica.

Recomendamos na mesma pegada: Bulletstorm, Gears of War II, God of War III, Painkiller, Serious Sam II, Warhammer 40,000: Space Marine

 

 

3. Overwatch (PC, PS4, Xbox One)

Se você quer dar uns tiros, mas não abre mão da estratégia, a boa do mês é Overwatch, novo multiplayer em equipes da Blizzard. Com mais de vinte personagens pra escolher, cada um único, as férias são uma ótima oportunidade para deixar League of Legends, Dota e CS:GO de lado por cinco minutos para experimentar algo novo. Também com uma jogabilidade noventista, o jogo encoraja muita movimentação, saindo daquele arroz com feijão cristalizado por Call of Duty e Battlefield. Como cereja do bolo, o game ainda traz um elenco incrível de personagens e uma comunidade de fãs surpreendentemente amigável e aberta, bem longe da toxicidade comum dos jogos online hoje em dia: uma vez eu joguei League of Legends e preciso tomar injeções antibióticas até hoje.

Recomendamos na mesma pegada: Team Fortress 2, WarFrame, Quake Live, Unreal Tournament

 

 

4. The Witcher 3 – Wild Hunt (PC, PS4, Xbox One)

Se você deixou o melhor jogo de 2015 passar, estas férias marcam a oportunidade perfeita de corrigir essa falha de caráter. O terceiro game da série estrelada por Geralt de Rívia é um dos melhores RPGs já feitos e sua experiência acaba de ser turbinada com não uma, mas duas expansões completas que adicionam mais 60 horas às já cento e poucas horas de diversão do jogo base. Se matar monstros, caçar tesouros e tentar passar alguns anões banqueiros para trás não conseguir te manter ocupado, nada irá.

Recomendamos na mesma pegada: The Witcher e The Witcher 2: Assassin of Kings, porque né.

 

5. Pillars of Eternity (PC)

Agora, se você está muito a fim de um RPG, mas quer algo mais old school e que rode na banheira glorificada que é o seu computador, uma ótima pedida é Pillars of Eternity. Lançado pelos veteranos da Obisidian, o jogo é moderno, mas remete a uma jogabilidade clássica dos anos 1990 e investe pesado em mitologia e narrativa. Pode demorar um pouco para você se acostumar com a interface e estilo do game, mas o que falta em gráficos de ponta é rapidamente compensado em conteúdo, garantindo a você pelo menos 60 horas que irão te sugar para dentro daquele universo.

Recomendamos na mesma pegada: Baldur’s Gate, Baldur’s Gate II, Icewind Dale, Divinity: Original Sin, Neverwinter Nights

 

6. Borderlands 2 (PC, Xbox 360 e PS3)

Se você quiser reunir RPG com tiroteio com bom humor e com amigos, a dica do dia é chamar mais três amigos e zerar a campanha e os vários DLC de Borderlands 2. O jogo da Gearbox é o melhor da franquia Borderlands e é igualmente divertido jogando sozinho ou com amigos. A proposta é simples: ria das piadas, corra e atire, cumpra as missões e procure obcessivamente por itens raros jogando com uma das quatro classes únicas do jogo enquanto tenta derrotar o sinistro vilão Handsome Jack.

Recomendamos na mesma pegada: Borderlands: The Handsome Jack Collection para quem tem consoles da nova geração, Borderlands: The Pre-Sequel e Borderlands

 

7. Castle Crashers (PC, Xbox One, Xbox 360 e PS3)

Esse jogo foi feito para festas e férias. Junte mais três amigos e embarque nessa aventura 2D em busca de fama, glória e dinheiro pela idade média. É ridiculamente divertido e remete a várias experiências passadas, como jogar Bomberman nas festinhas durante os anos 1990. E, tal qual em Bomberman, uma das possibilidades de diversão está em transformar um jogo cooperativo em um caos de competição em que sacanear o coleguinha vira lei. Cuidado pra não desfazer amizades.

Recomendamos na mesma pegada: Bomberman, Trinia, Mario Party, Magicka, Helldivers

 

 

8. Civilization V (PC)

Agora se a sua vibe é estratégia, mas em um jogo lento, tranquilo em que você meticulosamente e com esmero constrói toda a sua nação, a dica é Civ V. Além de se preparar para o lançamento de Civilization VI mais tarde neste ano. Acessível, você escolhe a sua experiência nesse jogo, que pode ser mais tranquilo ou pode ser frenético e cheio de decisões. Além disso, como você irá dominar o mundo fica a seu critério: se torne a população mais tecnológica do mundo e impressione seus vizinhos; domine a todos com sua incrível cultura; ou simplesmente jogue uma bomba nuclear em todo o mundo e transforme a Terra em Mad Max. É sua escolha.

Recomendamos na mesma pegada: Rise of Nations, Black & White 2, Endless Legend, Heroes of Might & Magic V, Crusader Kings II, Dwarf Fortress

 

 

9. Grim Dawn (PC)

Os mais velhinhos entre vocês vão estar matutando “pow, só tá indicando jogo de moleque, massa na minha época mesmo era jogar Diablo II com a galera via ADSL”. Então essa dica é pra você, jovem. Dizer que Grim Dawn é o melhor clone de Diablo é ofender Grim Dawn. Embora eles sigam o mesmo estilo, GD consegue ser um jogo de ação e aventura incrível a seu próprio mérito, com belos gráficos, ação frenética e builds varidas. Pra quem quiser uma experiência mais casca grossa tanto multiplayer quanto jogando sozinho, esta é uma pedida ótima!

Recomendamos na mesma pegada: Path of Exile, Torchlight II, Victor Vran, The Incredible Adventures of Van Helsing

 

10. Shovel Knight (PC, PS4, Xbox One, 3DS, Wii U, PS3, PS Vita)

Se Dark Souls já perdeu a graça pra você, é hora de testar esse desafio com cheiro e pegada do passado. Inspirado em jogos de plataforma em que se morria constantemente e a única coisa que se podia fazer a respeito era sentar e chorar, Shovel Knight bebe das águas de Castlevania, Super Metroid, Mega Man e Super Mario Bros e poderá testar a paciência dos incautos. Com ondas anuais de retro-jogos, Shovel Knight se manteve como um clássico entre clássicos e captura com precisão o desafio e a graça dos jogos do passado.

Recomendamos na mesma pegada: Limbo, Super Meat Boy, Braid