MUDANÇAS

DGAP quer brinquedotecas em todas alas do Complexo Prisional de Aparecida (GO)

Projeto da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP) prevê criação de novas brinquedotecas em…

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia autorizou a retomada gradual de visitas a detentos do Complexo Prisional da cidade. (Foto: Reprodução)
Complexo Prisional (Foto: Reprodução)

Projeto da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP) prevê criação de novas brinquedotecas em cada bloco, filtros de água por cela e uma nova biblioteca na Penitenciária Odenir Guimarães, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. As medidas estão em fase de planejamento e foram tratadas em reunião com o Ministério Público de Goiás.

Entre os projetos, há ainda o de reforma do alojamento feminino da unidade Consuelo Nasser, que fica no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, do portal principal e suas estruturas auxiliares, além da caixa d’água que abastece todas as unidades.

A administração ainda quer aumentar as redes de monitoramento eletrônico por câmera dentro do Complexo Prisional.

O Ministério Público cobrou a elaboração e formalização de projetos detalhados sobre cada um dos projetos e que eles serão protocolados na Coordenadoria de Projetos Institucionais, vinculada à Subprocuradoria-Geral de Justiça em Assuntos Institucionais, para que sejam destinados recursos provenientes de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP).

Novo alojamento

O encontro também tratou de projetos que já estão em execução e possuem verbas destinadas à sua realização, como é o caso do novo alojamento masculino e do novo refeitório da unidade prisional Coronel Odenir Guimarães, que estão sendo construídos com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Mudança

A mudança do Complexo Prisional, hoje localizado na Região Leste de Aparecida de Goiânia, é uma das principais demandas principais do empresariado local. Eles argumentam que a unidade prisional atrapalha o desenvolvimento econômico da cidade e traz insegurança à população. O deputado estadual Max Menezes (MDB) apresentou requerimento para a transferência do Complexo da cidade. O documento foi apresentado em outubro Assembleia Legislativa de Goiás.