comércio

Dia do Consumidor: confira dicas para aproveitar as promoções e evitar golpes

Data que estimula promoções especiais requer atenção do consumidor

Dia do Consumidor: confira dicas para aproveitar as promoções e evitar golpes Data que estimula promoções requer atenção do consumidor
Comércio em Goiás (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Além de marcar uma data fixa no calendário de empresas e lojistas do Brasil, o Dia do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), representa uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre seus direitos e deveres ao aproveitar as ofertas. Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa, destaca que a jornada para fazer compras de forma consciente começa com a busca por informações sobre finanças. “O conhecimento financeiro é fundamental tanto no Dia do Consumidor quanto em outras ocasiões do dia a dia”, explica.

Veja aqui algumas dicas para aproveitar a data com consciência e evitar golpes, tanto em lojas físicas quanto online:

Estar ciente de seus direitos como consumidor é fundamental. Alguns dos principais direitos estão presentes no Código de Defesa do Consumidor, como: direito de receber informações claras e precisas sobre o produto ou serviço que está comprando; direito de se arrepender por ter comprado um produto ou serviço, solicitando a devolução do dinheiro em até 7 dias; o consumidor tem até 30 dias para pedir assistência para produtos e serviços não duráveis e até 90 dias para produtos e serviços duráveis; se o consumidor comprou um produto com defeito ou que não tenha entregado o que foi prometido, ele tem direito à devolução; geralmente o prazo para reclamação é até 30 dias.

O planejamento prévio ajuda a evitar gastos impulsivos e a focar nas ofertas que realmente interessam. É recomendável fazer uma lista dos itens que deseja comprar e estabelecer um orçamento realista.

Fique de olho e acompanhe de perto promoções, cupons de desconto e condições especiais. Cadastre-se em sites ou aplicativos que oferecem alertas de preço. Assim, o sistema enviará notificações quando os preços caírem.

Se encontrar práticas comerciais abusivas ou que considerar desonestas, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor. Isso ajuda a promover a fiscalização e a proteger outros compradores.

Dia do Consumidor: 10 direitos que talvez você não conheça

*Com informações do site Correio do Povo