EXPECTATIVA

Comerciantes esperam boas vendas na retomada dos Camelódromos de Campinas

De portas abertas desde as 9h desta terça-feira (14), comerciantes dos Camelódromos 1 e 2…

De portas abertas desde as 9h desta terça-feira (14), comerciantes dos Camelódromos 1 e 2 de Campinas, em Goiânia, tem boas expectativas. (Foto: reprodução/instagram)

De portas abertas desde as 9h desta terça-feira (14), comerciantes dos Camelódromos 1 e 2 de Campinas, em Goiânia, têm boas expectativas e esperam vender bem na retomada do centro comercial. Lojas ficaram fechadas por três meses por causa da pandemia do novo coronavírus, abriram por uma semana em junho e ganharam nova permissão de funcionamento após decreto municipal assinado segunda-feira (13).

Os camelódromos tiveram de suspender as atividades no dia 17 de março depois de determinação do Governo Estadual para evitar aglomerações e conter o avanço da covid-19 no Estado. Os comerciantes tiveram de se readequar e muitos passaram a vender pela internet enquanto aguardavam autorização de retomada, que só veio no dia 23 de junho. A volta, no entanto, durou pouco tempo, especificamente uma semana, quando a Prefeitura decretou a quarentena intermitente, com fechamento dos serviços não essenciais por 14 dias e abertura pelo mesmo período.

Agora, após a suspensão do isolamento 14×14, os comerciantes puderam abrir as portas e esperam que as vendas sejam boas, de modo que a economia dos centros comerciais volte à normalidade. Gestor dos camelódromos 1 e 2, Leonardo Guerreiro ressalta que há uma demanda reprimida e que as pessoas “sempre estão precisando de algo”.

“Uma roupa, uma capinha, um aparelho eletrônico. Sempre há alguém em busca desses produtos. A primeira semana que retornamos vimos exatamente isso. Claro que vai haver queda. A gente espera redução de 25-30% nas vendas, o que é normal no momento que vivemos”, disse o gestor.

Proprietário de uma loja de roupas, Rafael Fernandes espera recuperar o tempo perdido. O comerciante que passou a investir no modo de venda online afirma que o momento é de cuidados por conta do novo coronavírus, mas acredita que a economia não pode parar. “Vamos ter que aprender a conviver nesse cenário. Não dá para fechar mais. A gente têm se virado como pode, mas já passou da hora de enfrentar o vírus. Vamos reforçar a higienização e os cuidados e seguir a vida. Essa abertura é muito positiva e estou confiante”.

Sem cobrança

Durante os meses de fechamento dos Camelódromos de Campinas, os comerciantes tiveram a cobrança dos aluguéis das lojas suspensa. Segundo o gestor Leonardo Guerreiro, a medida foi tomada para que os lojistas tenham condições de permanecer com os estabelecimentos.

“Foi uma medida que a gestão optou para promover o máximo de segurança possível aos lojistas. As cobranças foram deixadas para o final do ano. As tratativas sobre esse assunto serão feitas posteriormente, quando houver uma recuperação das lojas”, ressaltou.

Leonardo Guerreiro diz, ainda, que os estabelecimentos estão funcionando das 9h às 17h de segunda a sexta-feira e sem restrição aos sábados. Os locais ficam fechados aos domingos. De acordo com o gestor, as lojas estão cumprindo 100% os protocolos determinados pela Secretaria de Saúde (SES).