SEM COMEMORAÇÃO

Devido ao coronavírus, Rainha Elizabeth II cancela comemoração de seu aniversário de 94 anos

Pela primeira vez em 68 anos à frente da Coroa britânica, a rainha Elizabeth II…

Rainha Elizabeth II é hospitalizada para realizar exames
Rainha Elizabeth II é hospitalizada para realizar exames - (Foto: AFP)

Pela primeira vez em 68 anos à frente da Coroa britânica, a rainha Elizabeth II não celebrará seu aniversário de 94 anos, no dia 21 de abril, de nenhuma maneira especial. Segundo a imprensa local, a monarca pediu para que não haja a tradicional salva de tiros em sua homenagem em razão da pandemia de coronavírus, que já matou mais de 15 mil pessoas em seu país.

Quinta nação com mais mortes por Covid-19, o Reino Unido está sob quarentena desde o dia 23 de março e vê o pico da crise de saúde se aproximar em seu território: nas últimas 24 horas, registrou 888 mortes, elevando o número total para 15.464. Até este sábado, mais de 357 mil pessoas realizaram testes para a doença, com 114.217 diagnósticos positivos.

Na quinta-feira, o chanceler Dominic Raab – interinamente no comando do governo britânico enquanto o premier Boris Johnsonse recupera da doença – anunciou a prorrogação das restrições por ao menos mais três semanas.

Segundo fontes próximas à Coroa ouvidas pela ITV, primeiro canal que noticiou a decisão inédita, a rainha achou que comemorações para marcar seu aniversário seriam inadequadas neste momento. Salvas de tiros, que ocorrem em vários pontos de Londres, são habituais para marcar datas especiais da família real, como aniversários e casamentos. O cancelamento de um tradicional desfile público em homenagem aos 94 anos da monarca já havia sido anunciado no mês passado.

No início de abril, Elizabeth II fez um discurso excepcional – o 5º em seu reinado – em que agradeceu os profissionais de saúde e pediu determinação e autodisciplina aos britânicos, reforçando a necessidade de isolamento social no país. A rainha e seu marido, o príncipe Philip, de 98 anos, estão preventivamente no Castelo de Windsor desde 19 de março. Seu filho mais velho, Charles, herdeiro do trono britânico, foi contaminado pela doença, mas apresentou apenas sintomas brandos e já se recuperou.