Consumo

Goianienses pretendem gastar mais com presentes neste Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia divulgou, nesta quarta-feira (6), uma pesquisa de…

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia divulgou, nesta quarta-feira (6), uma pesquisa de intenção de compras para o Natal, comemorado no próximo dia 25. Cerca de 644 mil (79,3%) pessoas pretendem presentear alguém nesta data.

Segundo dados da pesquisa, o valor médio dos presentes ficou em R$110,83, sendo que o gasto total para a data deve chegar a R$277 milhões, 21% a mais do que foi previsto no ano passado. A pesquisa foi realizada em 34 pontos da capital goiana, tanto no centro quanto nas periferias.

Cerca de 2,5 milhões de presentes devem ser adquiridos em Goiânia para este Natal. Dos consumidores, 56,1% pretendem presentear pais e mães, 49,4%, os filhos e 30,1%, marido ou esposa. Dos entrevistados que não pretendem comprar presentes, 43,3% alegaram não ter dinheiro e 27,2% não têm esse costume.

Apesar de grande parte dos entrevistados terem a intenção de presentear alguém nessa data, apenas 13,2% escolheram o que comprar. O item mais citado para compra foi vestiário (37,8%), seguido de brinquedos, calçados, perfumaria e cosméticos, respectivamente.

A pesquisa mostrou ainda que 82% dos consumidores pretendem pagar com dinheiro ou cartão de débito. Outros 17,6% vão usar o cartão de crédito como forma de pagamento. Sendo que a maioria dos entrevistados que escolheram pagar com o cartão de crédito (95,2%) parcelarão o valor.

Quanto ao local da compra dos presentes, 80,3% dos entrevistados demonstraram preferência por lojas de rua, 24,7% por shopping center e 3,7% pela internet. Das lojas de rua, a Região da 44 será a mais procurada pelos consumidores.

De acordo com a pesquisa, o preço e o atendimento são os principais fatores que influenciam na hora de escolher o local da compra. Os dados apontam ainda que 48,5% dos entrevistados farão as compras na véspera de Natal.

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo